sábado, 3 de outubro de 2009

Bolo de dois chocolates com toffee de laranja


Não, a foto não é merecedora da delícia desse bolo...portanto, quer um conselho? Faça sem olhar a minha foto...por que digo que vale, e muito, a pena!

Receita tirada daqui:

Ingredientes:

4 ovos

100 gr + 20 gr de açucar

raspa de casca de laranja

75 gr de vaqueiro líquida (margarina) - usei margarina derretida

150 gr farinha

30 gr maizena

1 colher sobremesa fermento em pó

100 gr chocolate branco

100 gr chocolate negro

0,5 dl de leite - 50ml

1 dl de sumo de laranja - 100 ml

Toffee
100 gr açucar
3 colheres de sopa de água
15 gr vaqueiro - usei margarina derretida
0,5 dl de sumo de laranja - 50 ml

Preparação:

. Ligue o forno e regule-o para 180 graus

Pincele uma forma de buraco com vaqueiro líquida e polvilhe com farinha.

Parta os ovos, separando as gemas das claras. Adicione 100 gr de açucar às gemas, junte a raspa da casca de 1 laranja e bata com a batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a vaqueiro líquida e continue a bater até estar completamente incorporada. Adicione a farinha, peneirada juntamente com a maizena e o fermento e misture bem.

. Parta o chocolate branco e o negro em bocados, e deite cada um em sua taça. Deite o leite a ferver sobre o chocolate branco e mexa com uma vara de arames até derreter completamente. Adicione o sumo de laranja ao chocolate negro e leve ao microondas durante 50 segundos na potência máxima. Mexa com uma vara de arames até derreter o chocolate.

. Bata as claras com a batedeira e quando começarem a fazer espuma adicione o restante açucar e continue a bater até estarem bem firmes. Envolva as claras delicadamente no creme preparado. Junte metade da massa obtida à mistura de chocolate branco e a outra metade ao chocolate negro.

. Deite a massa alternadamente na forma e leve ao forno durante 40 minutos.

. Entretanto, deite o açucar numa frigideira antiaderente, junte a água e a vaqueiro e leve até o açucar caramelizar. Junte cuidadosamente o sumo de laranja e deixe ferver um pouco até dissolver completamente o caramelo.


Retire do lume deixe arrefecer.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

1º de Outubro - Dia Internacional do Idoso

Para o ignorante, a velhice é o inverno; para o instruído é a estação da colheita.
(Provérbio Judaico)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia 29 - Nhoque da Fortuna


Muitos acreditam na simpatia do nhoque da fortuna, que, a cada mês, tem mais simpatizantes, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com amigos este momento de ilusão.
Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.
A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia. Fonte: www.terra.com.br

Se quiser uma sugestão,

A minha receita de nhoque:
600g de Batatas Asterix (de casca vermelha) pesadas ainda cruas
01 colher de sobremesa de manteiga
01 gema
01 colher (chá) de sal
3/4 xic de farinha de trigo
+ farinha para polvilhar a mesa

Cozinhar as batatas, e passá-las no espremedor ainda quentes.
Depois de frias, misturar aos outros ingredientes.
Amassar bem até que tudo esteja bem agregado
Formar os nhoques sobre uma bancada enfarinhada e cozinhar em água fervente.
Retirá-los assim que subirem à superfície e ir colocando diretamente no molho.
Aqui com molho de camarão

Pão de linguiça...Uma das muitas receitas...de uma grande amiga

A Iliane, dona dessa delícia de blog aqui é uma amiga muito querida, de muito tempo, desde aqueles bons tempos do Cybercook...e essa é uma das primeiras receitas dela que eu fiz, vocês ainda vão ter muitas oportunidades de ouvir falar de receitas da Li por aqui...

Ingredientes:
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de parmesão
1 colher (chá) de açucar
1 kg de farinha de trigo
1 e1/2 xícaras de água morna
50 g de fermento biológico
200 g de lingüiça calabresa defumada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
150 g de mussarela ralada grosso


Esse pão foi feito com ervas frescas(orégano e tomilho)misturadas à massa
Esses também foram feitos com a mesma receita
Modo de Preparo: Coloque o fermento em uma tigela funda e salpique com o açúcar. Com um garfo, amasse o fermento e o açúcar até obter uma pasta. Acrescente metade da água morna e misture. Coloque na mistura 1 xícara de farinha de trigo, misture e deixe repousar por 15 minutos. Acrescente a farinha restante e o sal, misture bem e vá acrescentando água morna aos pouco para obter uma massa lisa e macia. Amasse por 10 minutos e coloque a massa novamente na tigela. Cubra com um pano úmido. Deixe a massa dobrar de volume por cerca de 40 minutos dependendo da temperatura do dia. Fatie finamente a lingüiça calabresa. Amasse novamente a massa por 5 minutos, abra com um rolo formando um retângulo de aproximadamente 50x30 cm. Arrume sobre a massa a lingüiça fatiada e salpique com a mussarela e o parmesão. Enrole como se fosse um rocambole e, com a ponta dos dedos, aperte bem a emenda e as pontas. Faça um circulo com a massa unindo bem as extremidades. Coloque o pão em uma fôrma de bolo 25 cm (furo no meio). Cubra novamente com um pano e deixe o pão crescer novamente por cerca de 30 minutos. Pré-aqueça o forno em médio. Pincele o pão com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora. Deixe esfriar completamente para retirar da fôrma

Leite Condensado e um bolo delicioso

Essa receita achei no maravilhoso blog da Tânia 

é ideal pra acompanhar seu café, ou mesmo um chá, pois não fica doce demais...pra mim, na medida!
Lá ela fala que gostaria de ter espalhado um pouco de leite condensado, não precisou...ficou divino puro...é levinho, e a baunilha dá um realce, não deixe de fazer!

1 lata de leite condensado (395 gramas)
4 ovos
120 grs de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento
50 grs de manteiga derretida e fria
extrato de baunilha (opcional)

Bata os ovos inteiros até espumarem bem, por cerca de 3/4 minutos na batedeira, com o extrato de baunilha. Vá juntando o leite condensado aos poucos, a manteiga derretida. Desligue a batedeira e misture delicadamente a farinha misturada ao fermento, previamente peneirados.

Coloque numa forma pequena devidamente untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré-aquecido 180o. por aproximadamente 30 minutos, ou até que colocando um palito ele saia limpo.