segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Série Cidades de Sonho - Flavigny-sur-Ozerain

Hoje, dia 27 de Setembro, quando é comemorado o Dia Mundial do Turismo, gostaria de inaugurar aqui, uma série de postagens que vou chamar "Cidades de Sonho"

A minha intenção é mostrar aos leitores cidades pitorescas ao redor do mundo. Podem não ser cidades conhecidas, nem tampouco famosas, mas são cidadezinhas, ou pequenas vilas, que de alguma maneira nos fazem sonhar!

Pediria aos meus leitores que também apreciam o tema, que me enviassem participações do que é pra você uma "cidade de sonho"...quem sabe até a cidade onde você mora? Minha intenção é publicar a sua participação aqui no EternosPrazeres, que tal?

Pra dar início à esta série, gostaria de mostrá-los essa pequena cidade francesa, que tem tudo a ver com um dos meus maiores prazeres: gastronomia...vamos até...

Nem os franceses sabiam da existência de Flavigny-sur-Ozerain antes de Chocolate chegar às telonas, em 2000. "Muita gente imaginava que era cenário cenográfico", contam, inconformados, os moradores. A beleza perfeita de Flavigny surge logo na primeira cena, quando Vianne Rocher (interpretada por Juliette Binoche) caminha com a filha pelas ladeiras do pacato - e recatado - vilarejo medieval. É na praça principal, bem na frente da igreja, que ela abre uma loja de chocolates, atitude considerada herética pelos moradores. Hoje, a praça está lá, exatamente como no longa, mas a casa onde funcionava a loja foi abandonada. Ali, Vianne produzia delícias que mudavam a vida, os corações e as mentes dos habitantes da vila.
Flavigny-sur-Ozerain surge em meio a bosques verdes onde pasta o gado charolês. As torres da igreja, os telhados radiantes de sol e parte das muralhas cobrem o alto da colina. Assim, de longe, parece uma tela. O carro então para em uma das curvas da estrada: inevitável registrar essa primeira imagem, ainda que a quilômetros de distância.

As curvas seguem revelando outros ângulos até a entrada da cidadezinha francesa, na região da Borgonha. A partir daí, o turista descobre Flavigny caminhando. Sobe e desce ladeiras de paralelepípedo espremidas entre casebres de pedra. Flores coloridas nas fachadas. Portas baixinhas, todas trancadas. Faz frio. Ninguém nas ruas - Flavigny não tem mais que 300 habitantes -, a não ser as duas senhoras que arriscam um passeio com o vira-lata.

 
pam5221.skyrock.com
A segunda imagem dá a impressão de que a vila ficou perdida nos tempos medievais. Uma ruela leva à igreja, na praça principal. De repente, um déjà vu. A praça é o cenário do filme Chocolate (2000), estrelado por Juliette Binoche, a forasteira que abriu uma loja de chocolates na conservadora cidade.
Flavigny é assim cenográfica, mas foi por outro doce que se tornou mundialmente famosa: as balas de anis, vendidas também no Brasil. A tradição vem de 1591, quando monges começaram a fabricar a guloseima na Abadia de Flavigny. Depois da Revolução Francesa, diversas famílias locais decidiram continuar a produção. A de Catherine Troubat, Les Anis de Flavigny, é hoje a única que mantém a fábrica na abadia, seguindo à risca a receita original.
Catherine é a quarta geração dos Troubat à frente da produção - são 250 toneladas de balinhas por ano. É ela quem guia os visitantes pela fábrica. Mostra os centrifugadores onde o grão de erva doce recebe sucessivas camadas de açúcar e, depois, os aromas de rosa, alcaçuz, menta, violeta e limão. Os doces são embalados em latinhas com desenhos inspirados numa história de amor. Na loja da fábrica, cada uma custa 2,30 (R$6). A venda dos anis de Flavigny patrocina a restauração de ruínas romanas descobertas na abadia.
Reportagem de:
Camila Anauate - O Estado de S.Paulo
Imagens da internet

25 comentários:

  1. que lindo amiga!adorei tudo que li e que vi..muito bacana essa sua iniciativa!vou amar cada materia..bjus..e bom começo de semana..li

    ResponderExcluir
  2. Oi, Re,

    Post 'show de bola', nem posso dizer como gostei! Gostei do texto, de saber mais sobre Flavgny-sur-Ozerain e também da sua iniciativa! Já vi que vou conhecer muitos lugares bacanas aqui.
    E já estou considerando a possibilidade de participar, para falar de minha cidade, que se tornou tão vilipendiada, por causa dos políticos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei essa série e essa cidade que vc escolheu. Amo esse filme também.

    ResponderExcluir
  4. Amei! Que cidade mais linda... Que cenário...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Vou ficar fã dessa sua nova série de posts, e achei super interessante o post, até porque lembrei do cenário de quando vi o filme...lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O, Rute querida
    Vc ganhará, em primeira mão, o meu novo Blog VIAGEM para retirar o que gostar...
    Tem no meu antigo... umas postagens de imagens.
    Não coloquei ainda nada fora do Brasil, tá?
    Lá nos posts eu descrevo como é o lugar qeu gosto e quero muito participar dessa sua Série linda. Gosto demais de interagir com meus seguidores, amiga.
    Excelente ideia e passa lá, conto com sua agradável e turística visita. Parabéns!!!
    Sinta-se bem acolhida, tá?
    Tenha ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata!
    Muito boa idéia de publicar as cidades como esta para saber.
    É bom estilo medieval.
    Gostaria de estar lá agora.
    Um abraço e espero mais do que as cidades dos sonhos :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida Renata
    Perdãooooooooooooooooooooooo
    Troquei seu nome pois estava a tecer comentário paralelos...
    Deculpe minha tão grande indelicadeza,amiga.
    Como reparar, Renata querida?
    Desejo-lhe uma noite de paz e nem sei como me "penitenciar"...
    Um beijo carinhoso junto ao meu pedido contrito.

    ResponderExcluir
  9. Linda cidade, Renata!
    Estamos em sintonia no dia de hoje, que se comemora o turismo.
    Para mim não importa se a cidade é grande ou pequena, sempre tem seus encantos. Mas há lugarejos que são espetaculares, uma verdadeira volta ao passado. A gente se sente dentro do "cenário", como nessa cidade.
    Já sabe que tem meu apoio incondicional nesse tema. Vou enviar um e-mail sobre isso, ok?
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Linda cidade Renata....E que idéia ótima essa sua...

    Parabéns
    bjim

    ResponderExcluir
  11. Que legal, Renata, adorei sua novidade!
    E foi tão bom conhecer esta cidade que inspirou este tão lindo filme que já vi faz tempo.
    Quanto às balinhas também foi legal saber, pois uma filha de amiga minha, voltando ano passado da França, trouxe-me uma latinha dessas com balinhas deliciosas que fui consumindo bem devagar para não acabar logo e a caixinha guardo com carinho por achar tão bonitinha.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  12. Il film e' stato favoloso e interpretato da due attori fantastici, grazie per queste notizie sulla cittadina dove hanno lavorato i due attori, ciao e buona settimana

    ResponderExcluir
  13. Renata, che bello il tuo blog!!! Ti seguirò molto volentieri!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante amiga Renata, eu não conheço e gostava muito de conhecer. Viajar será sempre para mim um «eterno prazer».
    Beijis,
    Manú

    ResponderExcluir
  15. Renata, vou excluir o blog http://cupcakeofchocolate.blogspot.com e estou dando uma satisfação às pessoas que já entraram, comentaram, seguiram. Vou ficar com o blog http://belezaacaba.blogspot.com e lá vc encontrará, além de posts sobre culinária,também sobre crítica de restaurantes, sobre estilo, comportamento, moda, sobre viagens e lugares interessantes para se visitar, sobre resenhas de filmes e tantas outras coisas que vier a minha cabeça. Vou unir meus blogs e torná-lo mais pessoal e não voltado para temas. Sinta-se a vontade para visitar, comentar, seguir se gostar do que vê. Beijo

    ResponderExcluir
  16. Adorei vou acompanhar, porque enquanto não posso viajar fico viajando por aqui, depois vou te falar de uma cidadezinha que amo, mas ainda não fui lá, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  17. Renata muy lindo post, me encantó, seguiré disfrutando los próximos.
    Besos

    ResponderExcluir
  18. Querida Renata,
    Está aqui uma seguidora para um tema tão interessante.
    Todo o seu blog é de extremo bom gosto.
    Um beijinho e boa noite.

    ResponderExcluir
  19. Que excelente iniciativa, Renata! E tem razão: poderia ser mesmo a nossa própria cidade ou uma cidade vizinha. Hoje em dia, a vida tem tantas solicitações que acabamos por nem ter tempo para saborear e explorar devidamente o lugar onde vivemos!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderExcluir
  20. Oi Re você me faz viajar e desejar estes lugares maravilhosos que descobre mundo afora. Lindo bem como o filme que a inspira.

    ResponderExcluir
  21. Nossa Renata, adorei conhecer um pouco sobre esta cidadezinha, e vou acompanhar suas postagens sobre as Cidades do Sonho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Renata, se eu te contar que já estive na cidade dos sonhos!
    Mas fico dividida, entre 2 lugares: um vilarejo chamado La Motte,(fica nas imediacoes de Provence, próximo à Côte D'azur) que me impressionou pela quietude (quase ninguém nas ruas, por nao ser cidade turística), as antigas construcoes, as rústicas padarias, a comida cheirando à ervas frescas, o vinho provencal embriagando tudo em volta, e claro, o maravilhoso, indiscutivelmente chique e romântico "ar francês"; e finalmente, bato na mesma tecla dos milhoes de sonhadores: Veneza -mas à NOITE! Porque durante o dia, é mesmo um caos, cheio de gente por todo lado, condutores de gôndolas com camisas listradas horrorosas (se ao menos completassem o tradicional figurino ou as camisas fossem bonitas, rs), atendimento péssimo nos melhores restaurantes (só nos lugares simples se recebe devida atencao), mas foi o lugar onde eu vivi uma das melhores tardes e noites da minha vida, quando descobrimos lugares escondidos, longe desse mar de sacolas e máquinas fotográficas. E a Veneza só nossa, completamente deserta a noite, iluminada pelos lampioes nas janelas e pelos olhos do meu amor. Tive cenas de filme em minha vida, rs.
    Um beijo grande, depois vou te mandar fotos, e te contar no email uns parágrafos emocionantes!
    Tata,

    ResponderExcluir
  23. Delícia de cidade Renata! Adorei o post!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Renata, há mesmo muitas cidades que são dos nossos sonhos. Conheço poucos lugares, não sou de viajar muito.
    Mas certamente mostraria algum lugar da França ou da Itália.
    Adorei sua ideia. pena que não posso contribuir. Mas vou ler com prazer.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Olá, adorei seus comentários sobre Flavigny....estive recentemente à França e tive a oportunidade de conhecê-la. É tão linda quanto verdadeiramente um belo cenário para o filme Chocolat....vale a pena conhecer!Outro lugar muito interessante par se conhecer na França e o Gorges du Verdun! É espetacular canion com profundidade de mais de 300 metros! E um rio com água de um verde jade esplendido! É descomunal! Vale a pena conhecer!

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!