domingo, 24 de outubro de 2010

Série Cidades de Sonho - Bruges

A Bélgica é um país bonito por excelência mas a simpática e peculiar Bruges, cidade medieval localizada a 96 quilômetros de Bruxelas, parece ter sido tirada de uma moldura.
Bruges fica em Flandres, região Norte e a mais baixa do país, e é a capital da Flandre Ocidental. Com uma região central de 23 mil habitantes -120 mil somando toda a periferia - a pitoresca Bruges é uma das mais famosas cidades belgas e uma das que mais atraem turistas. São pessoas do mundo inteiro que se encantam não somente pela beleza, mas também pela história que a circunda.
A língua oficial de toda a região de Flandres é o flamengo, uma derivação do holandês. Porém, assim como demais regiões belgas, as pessoas em Bruges falam inglês, o que facilita em muito a comunicação com os turistas.
Algumas igrejas em Bruges também guardam peças valiosíssimas e exclusivas. É o caso da Igreja de Nossa Senhora, que tem em um de seus altares a escultura "A Santa e a criança", uma das poucas obras de Michelangelo que estão fora da Itália. Esta peça foi comprada por uma família de Bruges, em 1505, para ser doada a Catedral de Sienna, o que nem chegou a acontecer.
O folclore é levado a sério e expressado em toda a Bélgica em forma de carnavais, festivais, desfiles, peças de teatro e procissões religiosas. Em Bruges, uma das principais manifestações folclóricas é a Procissão do Santíssimo Sangue, de características tanto folclóricas quanto religiosas, e que tem seu ponto final na Capela do Santo Sangue, durante o Pentecostes.
Os passeios de barco são populares na Bélgica e, em Bruges, os turistas aproveitam o costume local para conhecer a cidade a partir dos canais.Lembrando que Bruges é conhecida como a Veneza do Norte!
Mas nada combina mais na romântica capital da Flandre Ocidental do que um passeio de carruagem pelas ruas do centro histórico. Estes veículos, que fazem parte de muitos cartões postais da cidade, são puxados por belos e bem tratados cavalos e podem carregar até oito pessoas, dependendo do tamanho.
Cansou? Pare para comer moule-frites e tomar uma cerveja da região. "Moule-frites", que nada mais é do que mexilhões (preparados numa panela, com salsinha e alho, ou com creme), acompanhados por um prato de batatas fritas. A Bélgica tem algumas das melhores cervejas do planeta. Há as industriais e as artesanais, algumas delas produzidas há séculos em mosteiros, em pequena quantidade. É interessante a visita à cervejaria Halve Maan, que funciona desde 1856 (peça uma Brugse zot ou uma Straffe Hendrik e comprove como cerveja pode ser diferente do que bebemos no Brasil).
Por fim, visite o museu do chocolate, que dá direito à degustação e conta a história da guloseima que é motivo de orgulho nacional.

16 comentários:

  1. Renata,
    Adorei a viagem de hoje....
    Que linda arquitetura, e concordo com você, parece até uma pintura.
    E claro, que adori o finalzinho do post, com uma pitada de chocolate...kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que cidade linda! Eu quero ir lá!!!! Cada cidade na Europa que vou te contar...que lindas! E essa aí de quebra, ainda tem os chocolate belga...ai, ia voltar rolando de lá...beijos Renatinha, bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Ola,querida Renata.
    Que cidade de sonho!Adorei viajar com vc por esse belo lugar.E fiquei curiosa para saber que gosto tem essas cervejas diferentes das brasileiras e tambem provar um chocolate,hummmm.
    Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  4. Re,
    Adorei conhecer esta cidade através do seu blog! É muito legal viajar sem sair do lugar as vezes. O chocolate de lá deve ser maraa!
    Beijos
    A Copê

    ResponderExcluir
  5. Bruges é sem dúvida a Veneza da Bélgica,é linda.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Você acabou de me dar uma ideia quando citou que a cidade é considerada a Veneza do norte...
    Que bela cidade! Realmente encantador passear por essas paisagens de cartão-postal!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Re,

    Desde que vi um documentário sobre Bruges, uns dez anos atrás, passei a desejar conhecer esta cidade. No tal documentário foram mostradas, entre outras coisas, inúmeras lojinhas de chocolate em que este doce é (ou era) feito quase que como uma jóia, um show!
    Agora vem você me atiçar novamente o desejo, rsrs. Gostei!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Querida Renata,
    As fotos são lindas, a descrição muito boa, em suma um destino maravilhoso.
    Fica-se com imensa vontade de conhecer.
    Um grande beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Ai, Renata...mais uma prá lista!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Renata querida
    Já vou te mandar a minha cidade pra tua série... Estive por lá...
    Venho porpor-lhe algo no meu post de amanhã...
    Conto com sua participação amiga.
    Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro essa cidade, quando trabalhava com meu pai ficava babando olhando os folhetos, nunca cheguei a ir lá, mas é um sonho mesmo!!! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  12. Oi querida
    Quero muito conhecer Bruges, a Veneza Belga!
    Uau, com direito a Museu do chocolate - perfeito!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  13. Ai o chocolate belga é tão bom!
    Já estive na Bélgica em trabalho mas ainda não visitei Bruges.
    Pouco vi desse lindo pais europeu infelizmente. Mas trouxe um carregamento de chocolate do free shop :)))
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Excelente escolha de cidade!!! Bruges é um sonho mesmo, estive lá faz muitos anos para o casamento de um amigo... amei!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Demais, a Bélgica e gostaria muito de um dia conhecer tão lindas paragens!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  16. Renata querida,olá!
    Enviei meu e-mail sobre a cidade do meu sonho... espero que goste dela como eu...
    Bjm

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!