sábado, 6 de novembro de 2010

Série Cidades de Sonho - Rothenburg ob der Tauber

Hoje vamos viajar à Alemanha...vou levá-los à uma pequena cidade medieval, que é uma das mais lindas pequenas cidades que eu já tive o prazer de conhecer...venham comigo!
 Cercada por muralhas, Rothenburg ob der Tauber é uma cidade medieval. Um lugarejo de pouco mais de dez mil habitantes que parece ter parado no tempo, há uns trezentos ou quatrocentos anos. A encantadora cidade fica no cruzamento da Rota Romântica (no sul da Alemanha) com a Rota dos Castelos (de Mannheim, na Alemanha, a Praga , na República Tcheca).
A parte mais antiga de Rothenburg é o distrito de Detwang. Fundada em 960 foi a primeira comunidade do vale do Tauber. Com a construção do castelo imperial pelo rei Conrado III, em 1142, a vila passou a crescer nas redondezas dele. Vinte cinco anos depois, após a morte de Friedrich (duque de Rothenburg) o castelo foi abandonado, mas a cidade se desenvolveu através dos anos como centro comercial. Anos mais tarde, o rei Rudolf dos Habsburg elevou Rothenburg a uma cidade de império livre. Em 1356, um terremoto destruiu inteiramente o castelo imperial e parte da cidade. Em 1400, com cerca de seis mil habitantes, Rothenburg era uma das maiores cidades do império. Em 1945, a cidade foi atacada pelas forças aliadas, a parte leste foi destruída e 40% dos antigos prédios incendiados. Mais tarde tudo foi reconstruído com financiamento mundial. Hoje a cidade é protegida por leis de preservação.
Comece a visita pelas fortificações na parte sul que são as mais imponentes da muralha. O lugar é interessante e ainda podem ser encontrados canhões utilizados para proteger a cidade. Seguindo em direção a Marktplatz (Praça do Mercado), o visitante passa por dezenas de casas antigas, algumas com madeirame à vista, chamadas de “fachwerhhaus”. As vitrines são cheias de brinquedos e artigos típicos (como canecos de chopp).
A cidade é repleta de pequenos hotéis e pousadas, além de simpáticas padarias, onde se pode provar uma delícia típica da região: o schneeballen. O doce é feito de um emaranhado de massa frita, tem o formato de uma bola e é coberto por açúcar, canela ou chocolate. Não deixe de provar!
Devido à situação geográfica acima do rio, o abastecimento de água era um problema antigamente em Rothenburg. Por isso, em toda cidade existem diversas fontes de água. Além de fornecer água potável para a população, as fontes eram um reservatório para apagar os incêndios. A fonte de São Jorge (também chamada de Herterichsbrunnen), de 1608, é a maior delas e se localiza na praça do mercado. Ela tem uma profundidade de oito metros e uma capacidade de cem mil litros.
A Rathaus (prefeitura) é a mais importante construção da Marktplatz e mistura os estilos gótico e renascentista.
Como a cidade é pequena, todo o passeio pode ser feito a pé ou de bicicleta. É melhor não entrar de carro na cidade medieval porque as ruas são estreitas e as vagas de estacionamento quase não existem.No posto de informações turísticas, que fica na praça do mercado, são distribuídos mapas da cidade em vários idiomas, bem como informações das principais construções. Mesmo que o posto esteja fechado, os mapas ficam numa estante do lado de fora do escritório, não é preciso pagar para obtê-los. 
Durante o ano inteiro, a cidade oferece atividades culturais. Mas o ponto alto é setembro quando a população de Rothenburg vai pra rua vestindo roupas da época medieval e mostram sete séculos de história.

Espero que tenham gostado da pequena Rothenburg, e aguardo a sua participação na Série Cidades de Sonho - mande pra nós a sua cidade, que é um sonho!

16 comentários:

  1. Que lindas fotos! Parcem casinhas de bonecas....não conheço, mas adorei passear por aqui hoje!

    ResponderExcluir
  2. Sabe um brinquedo de tijolinhos, que a gente montava cidades? (não lembro o nome) Parece com essa cidade, que coisa mais linda!
    Tenho uma amiga que acabou de voltar de uma pequena cidade alemã, onde mora seu filho, e estava nos contando sobre a limpeza, a educação do povo, o grande uso de bicicletas. Enfim, voltou de lá encantada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ola,Renata.
    Maravilha de cidade.Eu gosto demais da Alemanha.Da arquitetura ate sua organizacao e o jeito amigavel de receber os turistas.Me encanta demais esse povo maravilhoso.Gde beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  4. Vim retribuir a visita e me deparo com essas fotos maravilhosas. Gostei muito de seu blog, tudo de muito bom gosto. Parabéns! Bjos, Dani

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga
    Que série mais linda,vc nos mostra o que não conhecemos ainda,muito bom!!!
    Sabe,ainda bem que almocei e me deliciei com uma gravatinha de maçã... (estilo alemã)deliciosa... com chazinho... caso contrário, o que seria de mim ao vislumbrar essa foto dos doces... Meu Deus!!!
    Bjm e doce Domingo pra vc,querida.
    Ah! Coloquei uma brincadeira pra vc participar no meu post de ontem, entretanto fique bem à vontade!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por esta fantástica visita.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Re,

    Que cidade encantadora, fiquei doida para conhecê-la! O schneeballen também me deixou bem curiosa, rsrs. O seu relato é minucioso e persuasivo na medida certa, como sempre, aliás.

    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Rê,
    Posto especial esse...meu cumpadi ama essa parte medieval, ele é nautimodelista e toda essa parte histórica é o que mais lhe atrai.
    Está apreciando suas fotos...
    ...brigadinha por compartilhar essa dica maravilhosa, viu?!
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  9. As fotos ficaram lindas! É sempre bom ficar a saber um pouco mais sobre outros sitios e costumes.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. As antigas cidades europeias são belas e dignas de serem visitadas com calma. Belas imagens e texto elucidativo.
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  11. Nossa que gentileza a sua de compartilhar uma cidade tão linda como essa...que maravilha Rê...
    E a foto desses doces com esse "emaranhado" todo...rsrs
    Tudo perfeito

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse tipo de casas germânicas, e fiquei bem curiosa tbém em conhecer os 'schneeballen'.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Uau, que lugar de sonho!
    Amo cidades antigas, nesse fim de semana também visitei 3 cidades medievais, foi maravilhoso.
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  14. Obbbaaaaa!!!! Já vou arrumar minhas malas para a próxima rsrrs....
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o post, adorei!!!

    Saudade da minha Alemanha ^^

    bjus

    ResponderExcluir
  16. Estive em Rothenburg em 2011 a AMEI ... Cidade muito charmosa e pitoresca ...acho que volto nas proximas férias!!

    quem nao conhece deve conhecer!! beijosss
    Otimo 2012 p/ todos

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!