sábado, 3 de abril de 2010

Desejo a todos uma Feliz Páscoa!

Boa Páscoa!

Felices Pascuas!

Buona Pasqua!

Joyeuse Paques!

Happy Easter!

Felices Pasques!

Mutlo (eller Hos) Paskalya!

Gut Ostern!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bolo de cramberries e chocolate branco

Não temos cramberries no Brasil...é uma pena...uma frutinha tão gostosa...
Esse bolo usa cramberries secas, que tenho sempre no meu "estoque"! É bem úmido, e a mistura do doce do chocolate branco com o azedinho das berries é bem saborosa!


A receita é desse blog: http://www.lululuathome.com/

-1 3 / 4 xícara + 1 / 2 colher de sopa de farinha de trigo
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1 colher chá de bicarbonato de sódio
-1 colher chá sal
-1 / 2 colher chá de canela em pó
-1 xícara de pedaços de chocolate branco
-3 / 4 xícara de cramberries secas
-1 xícara de açúcar mascavo claros
-3 ovos grandes
-1 / 2 xícara de manteiga, temperatura ambiente
-1 1 / 4 xícara de iogurte ou sour cream
-1 / 2 colher de sopa de extrato de baunilha

Como fazer:
Pré-aqueça o forno. Unte uma forma 9×5x3 e forre o fundo com papel manteiga
Misture a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela em uma tigela grande. Em uma tigela média, misture bem o chocolate branco, cranberries secas e farinha de trigo (1 / 2 colher de sopa.)
Bater a manteiga e o açúcar mascavo na batedeira até obter um creme bem macio. Adicione os ovos um a um, misture bem. Em seguida, despeje o iogurte e a baunilha, torne a misturar
Em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha. Misture apenas até combinado. Não em excesso.
Misture a massa com as berries e o chocolate e leve a assar na forma preparada
Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Remover para a grade e deixar esfriar para retirar o papel

quarta-feira, 31 de março de 2010

Porções em quadros da "Última Ceia" aumentaram com o passar dos séculos

Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, afirma que o tamanho das refeições mostradas em vários quadros da "Última Ceia" foram aumentando com o passar dos anos, refletindo o aumento do tamanho das porções ingeridas em refeições através dos séculos. 

Especialistas em obesidade estudaram 52 das pinturas mais famosas desta cena bíblica, criadas no último milênio, para analisar o tamanho da ceia. Entre as obras analisadas está "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci e representações criadas pelo pintor alemão renascentista Lucas Cranach e por Rubens. 

A conclusão foi de que os acompanhamentos, pão e pratos colocados diante de Jesus e dos apóstolos aumentaram, progressivamente, em até dois terços. Os pesquisadores afirmam que a descoberta sugere que o fenômeno - servir porções maiores em pratos maiores - ocorreu de forma gradual no decorrer do milênio.

"Os últimos mil anos testemunharam aumentos dramáticos na produção, disponibilidade, segurança, abundância e capacidade de adquirir alimentos", afirmou o professor Brian Wansink, que liderou a pesquisa junto com seu irmão Craig Wansink.

"Acreditamos que, assim como a arte imita a vida, estas mudanças foram mostradas em pinturas sobre o mais famoso jantar da história", acrescentou. A pesquisa foi publicada na revista especializada International Journal of Obesity.  

Tecnologia  

A equipe da Universidade de Cornell usou computadores para examinar os quadros e calcular medidas relativas dos objetos mostrados. Os pesquisadores se basearam na suposição de que, naquela época, um pão inteiro deveria ter, em média, uma largura correspondente a duas vezes a largura média da cabeça de um dos discípulos retratados para, com isso, calcular o tamanho dos pratos. 

Os cientistas afirmam que as refeições principais aumentaram em 69% e o tamanho do prato aumentou 66% entre a pintura da "Última Ceia" mais antiga analisada (um quadro de cerca do ano 1000) e a pintura mais recente (dos anos 1700). O tamanho do pão, segundo estas análises, aumentou em cerca de 23%. Os aumentos maiores foram vistos em pinturas criadas depois de 1500.

Craig Wasink, que é professor de estudos religiosos, afirma que as mudanças nos tamanhos das porções provavelmente é o reflexo da cultura nos quadros, e não da teologia.

"Não há razões religiosas para as refeições ficarem maiores. Pode ser que as refeições realmente tenham crescido, ou que as pessoas simplesmente ficaram mais interessadas em comida", afirmou.

Mas, Charlene Shoneye, nutricionista da instituição de caridade britânica ligada ao controle do peso Weight Concern, afirmou que não está surpresa "por estas descobertas, pois o tamanho de nossos pratos e porções de comida aumentaram".

"Por exemplo: há 20 anos a maioria das batatas fritas vinham em pacotes de 20 gramas. Agora elas vem em pacotes de 30 gramas, 50 gramas ou até 60 gramas, e ainda estamos comendo o pacote todo." "Este aumento no tamanho mudou nossa percepção do que é normal", acrescentou

Fonte: bbcbrasil.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Bolo Inglês de Cerejas

Essa receita é da Akemi, do Pecado da Gula. Teve uma época que todo mundo andou fazendo...a Iliane com certeza vai se lembrar...porque este bolo é maravilhoso!
Desde aquela época que eu repito...não me canso, ele é ótimo...doce sem ser demais, macio, leve...é uma delícia! Faz também, depois me conta...

Ingredientes: 

-2 xicaras de farinha de trigo
-1 1/2 xícara de açúcar
-2 colheres (chá) de fermento em pó
-1/2 colher (chá) de sal
-1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-225g de cream cheese (usei o creme de ricota da Tirolez)
-4 ovos
-1 colher (chá) de essência de baunilha
-1 colher (chá) de essência de amêndoas
-1 xícara de cerejas ao marasquino
-1/4 xícara extra de farinha de trigo para envolver as cerejas

Peneire a farinha com o fermento e o sal. Escorra as cerejas e seque em papel toalha.

Unte uma forma grande com furo no meio com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

Bata a manteiga com o cream cheese e o açúcar até ficar um creme fofo e claro. Junte os ovos, um por um, as essências e a farinha de trigo. Junte as cerejas envolvidas na farinha e misture delicadamente. Despeje na forma e leve para assar em forno pré-aquecido a 165oC por cerca de 80 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo. Desenforme, deixe esfriar e polvilhe açucar de confeiteiro.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Blogagem Coletiva - Colorindo a Vida - O Amarelo - Filé de Frango ao molho de acerola com purê de batata amarela

A Glorinha propôs a brincadeira, e eu topei o desafio...

Blogagem coletiva, colorindo a vida...

A cor dessa semana é o amarelo...

Amarelo que remete a   Natureza, terra, calor, divertimento, luz do sol, verão, iluminação, inspiração, energia, perigo, aviso, emergência, felicidade, alegria, animação, saúde, esperança, apoio, primavera, e descontração!

Não, não posso dizer que amarelo seja minha cor favorita, mas o amarelo é luz, é energia, ...então hoje, vou de amarelo...vamos todos, em busca da luz do sol, que mesmo entre nunvens nos aquece pra mais  um novo dia!

Como o que eu acho o que sei fazer bem além de algumas poucas outras coisas é cozinhar, a minha participação é a seguinte:

Filé de frango grelhado ao molho de acerola com purê de batata amarela

Te interessou? Quer saber como é que faz?

Super fácil e rápido, como tudo que se faz por aqui...

Filé de frango temperado com sal, pimenta, ervas, e um pouquinho de vinho branco. Grelhar. Retirar o frango e na mesma panela, coloque uma parte de suco de laranja e uma parte de polpa de acerola. Temperar com sal, um pouquinho de açúcar e deixar reduzir à metade. Se ainda ficar ralo, engrossar com maizena ou farinha de trigo.Acrescentar uma colherzinha de manteiga para finalizar e dar brilho.

Para o purê de batata amarela:
Cozinhe as batatas em água e sal, passe pelo espremedor e junte manteiga, leite, ou creme de leite quanto necessário. Tempere com sal e noz moscada e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

Sirva com o filé de frango e bom apetite!

domingo, 28 de março de 2010

Domingo, dia de...Muffins de Manteiga de Amendoim

Quem é fã de muffins como eu, com certeza vai adorar...

Ingredientes

- 02 xic de farinha
- 1/2 xic açucar
- 01 colher sopa de fermento
- 1/2 colher chá de sal
- 1/2 xic de manteiga de amendoim
- 03 colheres de sopa de manteiga
- 02 ovos
- 01 xic leite
- 01 xic de gotas de manteiga de amendoim
- açúcar com canela para polvilhar

Essas são as gotinhas de manteiga de amendoim...procure em delikatessens, ou na sessão de importados do mercado.

Como fazer:

Peneire juntos farinha, fermento, sal
Misture a manteiga de amendoim com duas colheres de manteiga
Bata os ovos com o leite
Depois junte as tres misturas, e acrescente as gotinhas, mas não bata muito,
somente misture, e coloque nas forminhas untadas.
Retire-os do forno e passe manteiga derretida, povilhando açúcar com canela