sábado, 10 de abril de 2010

SOS RIO DE JANEIRO - VAMOS AJUDAR!


Oi pessoal, o post de hoje é um apelo para quem mora aqui no Brasil e tem possibilidade de ajudar as vítimas dos desastres no Rio de Janeiro, que aconteceram esta semana como temos acompanhado. Muitas pessoas ficaram sem suas casas, sem seus pertences e sem seus familiares, infelizmente. Estas pessoas, que apesar de tudo conseguiram sobreviver agora precisam de nossa ajuda para poderem erguer a cabeça e começar tudo denovo. Qualquer coisa neste momento ajuda: roupas, calçados, alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal, colchonetes, cobertores, enfim, eles precisam de tudo, e se cada um de nós conseguir fazer um pouquinho que seja, tenho certeza que o resultado será minimizar a dor dessas pessoas que estão sofrendo tanto. Vou colocar aqui uma lista dos pontos de recolhimento de doações nas capitais do RJ, MG e SP que estão divulgando arrecadação de doações. Assim, se você quiser e puder ajudar colaborando com aquela roupa que você não usa mais, aquele calçado que está esquecido no seu armário, alimentos que estão na sua despensa, ou com qualquer outra coisa, já saberá onde entregá-las. Para quem quiser informações detalhadas sobre postos de atendimento no RJ, o blog http://amorepazsemfronteiras.blogspot.com/ tem mais informações.

DOAÇÃOES DE ROUPAS E ALIMENTOS:

Em Belo Horizonte/ MG – Avenida Prudente de Morais, n.º 44 – Sala 503 e na Rede Super – Avenida Olegário Maciel, n.º 2181 – Lourdes, Belo Horizonte/MG.

Em Niterói/RJ - Igreja Evangelica Cristã Aliança: Rua Desembargador Lima Castro, n.º 126 – Loja 106 – Fonseca – Essa igreja fez parceria com a Associação dos moradores para arrecadações. Quem preferir depositar a doação pode fazer na conta da igreja: Banco Itaú – Ag. 5649 – C/C: 00093-1.

Igreja Metodista em Icaraí: Rua Mariz e Barros, n.º 163, Niterói/RJ – CEP: 2612-1143.

Em São Paulo/SP - No Estádio do Morumbi, foi montada uma tenda no estacionamento para receber as doações, no estacionamento do Portão 1. A tenda funcionará das sete da manhã às oito da noite, até domingo (11/04), quando as carretas sairão do local levando o material a ser entregue ao governo do Rio. A expectativa é arrecadar até 400 toneladas.

Em todas as lojas dos hipermercados Walmart.

Nas rodoviárias do Tietê, Barra Funda e também na Rodoviária de Campinas/SP.

E se você também tem um blog e puder divulgar, tenha certeza que serás recompensado de alguma forma!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Delicioso Bolo de Limão Siciliano e Blueberries da Fabiana

 
Adoro o figos & funghis ,me identifico muito com as receitas da Fabiana...a vontade era de sair fazendo tudo que ela posta lá...mas...mas...
Como eu adoro as blueberries, e não dispenso um bolinho pra acompanhar minhas 500 xícaras de café diárias...aí está o Blueberry & Lemon Drizzle Cake, de nome chiquérrimo e sabor ídem!
Só não coloquei a cobertura, pois tive medo que ficasse doce demais...polvilhei açúcar de confeiteiro por cima...e olha só como ficou:

Agradeço à ela, e mostro a receita pra quem quiser ver...porque sim, vale à pena!

Blueberry & Lemon Drizzle Cake (do livro Perfect Baking)
(rende aproximadamente 15 quadrados)

-180g de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente
-1 xícara de açúcar de confeiteiro
-4 ovos levemente batidos
-1 xícara e 3/4 de farinha com fermento, peneirada
-suco e raspas da casca de 1 limão siciliano
-1/4 de xícara de amêndoas sem pele, laminadas
-200g de blueberries frescas ou congeladas
-1 colher de sopa de óleo de girassol para untar

Cobertura:
-suco de 2 limões sicilianos
-1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

Preparo: 
Unte e enfarinhe uma assadeira pequena e quadrada, de aproximadamente 20 centímetros. Misture a manteiga amolecida e o açúcar em uma tigela e com um fouet (ou em uma batedeira, se preferir) bata-os até formar uma pasta bem aerada. Acrescente os ovos gradualmente adicionando também a farinha aos poucos enquanto bate a massa, para evitar que forme grumos. Acrescente as raspas da casca do limão, a farinha remanescente e as amêndoas e a quantidade suficiente de suco de limão para formar uma massa cremosa de boa consistência (pode ser que não seja necessário todo o suco de limão). Adicione 3/4 dos blueberries e mexa suavemente com uma espátula para incorporá-las à massa. Passe a massa para a assadeira já untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 40 minutos. Então abra o forno, distribua as blueberries remanescentes sobre a superfície da massa e asse por mais 20 minutos, ou até que a massa esteja douradinha e firme (quando espetar um palito de madeira nela até o fundo e ele sair limpo). Desligue o forno, retire o bolo e deixe esfriando sobre a bancada. Para fazer a cobertura misture o suco de limão ao açúcar de confeiteiro e bata muito bem, até formar uma calda branquinha. Assim que o bolo esfriar um pouquinho distribua esta calda em fios sobre a superfície e aguarde esfriar completamente. Então corte o bolo em quadrados e sirva.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Carne de Panela com Cerveja Preta - Direto dos bares de Belo Horizonte

Esse é um prato bem típico servido em quase todos os bares aqui de BH...a Carne cozida na cerveja preta com torradas e uma cerveja gelada é um clássico.
Eu costumo usar maçã de peito, uma carne de 2ª, mas bem saborosa, própria para cozidos ou ensopados.
Fique a vontade pra usar a carne que você mais gostar, como músculo, alcatra, maminha, acém...vai ficar bom de todo jeito!

Segredo não tem nenhum, anote os ingredientes:

- 100 ml de óleo ou azeite
- 1 cebola picada em cubinho
- 2 dentes de alho amassados
- 1 kg de meio de carne da sua preferencia
- 4 colheres (sopa) de molho shoyo ou 01 cubinho de caldo knorr
- 1 lata de cerveja preta
- 1 caixinha de molho de tomate
- 1 pacote de sopa de cebola dissolvido em 200 ml de água fria

Modo de Preparo:

Numa panela de pressão em fogo médio coloque o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne e doure. Junte o molho shoyo, a cerveja preta, o molho de tomate e a sopa de cebola, tampe a panela e deixe cozinhar de 30 a 40 minutos, observando sempre e acrescentando água quando e se necessário.

Se for servir com arroz, acrescente batatas ou champignons

Ou sirva com torradinhas, e uma cerveja ultra gelada, como a gente faz aqui!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Filé Mignon recheado com queijo coalho

Essa receita maravilhosa é da Lucy Leoni, companheira do fórum de culinária Minhas, Tuas, Nossas Receitas, que agora também tem um blog lindo, vale à pena passar lá pra conhecer!

Esse filé virou coringa na minha casa, toda vez que tem algum almoço comemorativo, o pessoal já pede: "faz aquele filé com queijo coalho...aquele maravilhoso"

Caso você não encontre o queijo coalho na sua vizinhança, substitua por um queijo branco e firme, o resultado será o mesmo, e você vai receber muitos elogios, eu garanto!

Ingredientes:
1 Filet Mignon de 1 kilo limpo
4 bastões de queijo de coalho
1 colher sopa de alho
1 ramo de alecrim
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
1 copo de vinho tinto
Sal

Como Fazer:
Com uma faca abra o filet até obter um bife grande. Tempere com alho e sal, recheie com o queijo e enrole como rocambole amarrando firmemente com um barbante. Coloque o ramo de alecrim embaixo do barbante. Aqueça o óleo e a manteiga de garrafa em uma frigideira grande. Frite o roast beef de todos os lados rolando-o até dourar bem. Retire do fogo, junte o vinho tinto. Raspe bem o fundo da frigideira e passe o filet para uma assadeira cobrindo com o vinho. Leve ao forno 180º graus por 20 minutos. Sirva quente.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sakura - Flor de Cerejeira - Japão - Blogagem Coletiva - O Rosa

Na blogagem coletiva de hoje...O Rosa...

Sakura...A Flor de Cerejeira...que vem linda, rosa, toda perfeita, singela, etérea,...trazendo com ela a primavera pro Japão!

Saiba um pouco mais sobre esse maravilhoso costume dos japoneses:

A flor de cerejeira (sakura) é a flor símbolo do Japão. A floração do sakura é muito comemorada por marcar o início da primavera (haru) e o fim do inverno (fuyu) rigoroso.  A cerejeira tem um período exato para florescer. Normalmente acontece entre março e abril, dependendo da região do país.  Além disso, sakura lembra a história dos samurais que, por estarem dispostos a morrer por seus mestres tinham poucos anos de vida, assim como as flores
Logo no início do mês de março, a mídia começa a anunciar o sakura senzen (linha do sakura). Trata-se de uma espécie de linha“meteorológica” que consegue prever o período de florescimento da planta em cada região do país. Esta linha tem início na região de Kyushu (sul do país) e se estende atéHokkaido, última região a presenciar a floração do sakura.
Na data prevista para o surgimento das flores, as pessoas correm para debaixo das árvores de cerejeira, onde realizam o chamado hanami(“observação das flores”). Formam grupos e fazem piqueniques, e alguns chegam até a fazer karaokê. Tudo para ver de perto o nascimento e a morte das flores de sakura. A tradição de realizar ohanami é antiga. Ela começou no Período Heian (794 -1185) e se tornou uma das comemorações mais famosas do Japão

O sakura também é símbolo da felicidade na terra do Sol Nascente. Nas comemorações matrimoniais, é comum que os noivos bebam um chá com pétalas de sakura. Acredita-se que a bebida proporcionará um casamento feliz. As pétalas são curtidas no sal durante algumas horas e depois servidas numa espécie de chá chamado de sakurayu.

Fonte: Aliança Cultural Brasil Japão