sábado, 17 de julho de 2010

Bisnaguinhas de Leite


Um pãozinho leve, tranquilo, fácil de fazer...pra comer do jeito que você preferir...com frios pra virar um sanduíche, com geléia, com patê, com manteiga...do que jeito que for, é sempre muito gostoso!

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
100 g de açúcar ou ¾ de xícara de chá
100 g de margarina
50 g de fermento fresco
1 pitada de sal
2 ovos grandes
200 ml de leite ou até dar o ponto

Preparo:

Dentro de uma vasilha, faça uma esponja com um pouco de leite, o fermento e um pouco de farinha ( 50 g mais ou menos ). Deixe descansar por 15 minutos.
Adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Faça o modelo em bolinhas ou compridinhos.
Coloque em assadeiras untadas, pincele com ovos batidos e espere o crescimento até atingir o dobro. Após tudo pronto, pincele de novo com ovos e leve para assar em forno à 200º c por aproximadamente 10 minutos.

Fonte: http://tvtem.globo.com/culinaria/

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Salada de Figos, Rúcula e Presunto...com uma charmosa cestinha de parmesão

Essa saladinha é simples, não tem nada demais...mas a cestinha de parmesão dá um charme especial..Faz, você vai dar uma variada e fazer sucesso, eu garanto! 

Para as cestas: 

1 1 /2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
azeite de oliva para untar 

 
Modo de preparo:

1.Preaqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio por 1 minuto e pincele com azeite. 

Divida o queijo ralado em 4 partes iguais.Coloque uma porção do queijo no centro da frigideira,formando um círculo de 12 cm de diâmetro.Deixe derreter por 5 minutos,até formar uma espécie de panquequinha.Se o queijo se espalhar,empurre as bordas em direção ao centro.Aperte com uma espátula para extrair o máximo de gordura possível e vire do outro lado.Doure por mais 3 minutos e,enquanto isso,pressione um pedaço de papel-toalha para enxugar a gordura do queijo.
2.Coloque uma tigelinha (ou copo baixo)de ponta-cabeça no centro de um prato.Retire o disco de parmesão da frigideira e coloque sobre a tigelinha, pressionando levemente com os dedos para a cestinha ganhar forma.Quando esfriar,reserve.Repita o procedimento com as porções restantes de queijo. 


Para o molho:  
Ingredientes:
3 colheres (sopa)de azeite de oliva
1 colher (sopa)de vinagre balsâmico
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Numa tigela pequena,coloque os ingredientes e bata com um fouet (batedor de arame)até
obter uma mistura homogênea.Se preferir,use um garfinho. 

Para a salada:

Ingredientes:
8 figos
1 maço de rúcula
6 fatias de presunto cru 


Modo de preparo:
1.Lave e seque bem os figos,retirando o pó branco da casca.Corte-os em 4 no sentido do
comprimento.
2.Lave bem a rúcula e seque o excesso de água.
3.Numa tigela,coloque a rúcula,o presunto e os figos,regue com o molho e misture deli-
cadamente.
4.Ponha as cestinhas em pratos de sobremesa.Distribua a salada pelas cestinhas e sirva ime-
diatamente.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Champagne Rosê

O champagne é a bebida das grandes celebrações, como as do Ano-Novo. Sucesso na Europa, o rosé começa a ganhar adeptos também nos trópicos, onde o clima mais quente faz dele uma bebida versátil para ser consumida em qualquer estação e a qualquer hora. Champanhe é apenas o vinho espumante branco ou rosé produzido em Champanhe, nordeste da França, na região entre Epernay, Reims e Chalôns-sur-Marne, conhecida como "triângulo sagrado do champanhe". Outros vinhos do mesmo tipo feitos mundo afora são chamados simplesmente de espumantes. Champagnes brancos e rosés são feitos apenas com as uvas tintas pinot noir e pinot meunier e a branca chardonnay. No champagne branco só as polpas, sempre claras, das uvas tintas são usadas. Já no rosé a maceração das tintas - seja uma delas, sejam duas juntas - com as cascas dá o tom avermelhado e o sabor mais frutado, com nuanças de morango, cassis e frutas silvestres. A intensidade da cor vai depender do número de horas que as cascas ficam em contato com o mosto. Pode variar do rosa claro ou salmão ao pink. Geralmente seco, o champagne rosé combina com mariscos, carnes defumadas, caviar, sushis e sashimis, pratos da cozinha chinesa e japonesa e pratos picantes como os da culinária mexicana, da indiana e da tailandesa. Mas não só. É boa companhia também para os clássicos pratos mediterrâneos com tomate, azeitona e berinjela. E é sempre um ótimo aperitivo, sem falar nos refrescantes e coloridos drinques que podem ser preparados com ele. Na cozinha, o champagne rosé tem os mesmos usos do vinho, tanto em pratos doces como nos salgados. Vai bem em pratos com peixes e carnes de aves, sem falar nas inúmeras sobremesas, como sorvetes, musses, gelatinas e caldas.
Champagnes são servidos frios, não gelados. Cuidado ao abrir a garrafa, porque a pressão é grande. Depois que a proteção de arame foi tirada, segure firme a rolha, contendoa à medida que rosqueia. Nunca deixe a rolha desprotegida após remover o arame. Não agite a garrafa antes de abrila. Para fazer coquetéis ou sopas geladas, nos quais as borbulhas são importantes, use chamapnhe aberto só para isso. As sobras dos já abertos, mas não velhos, podem ser usadas em marinadas com sal, pimenta-do-reino, cebola, alho, louro e cenoura para temperar peixes ou carnes defumadas. Deixe-as na geladeira algumas horas ou de um dia para outro.

domingo, 11 de julho de 2010

Madeleines de Chocolate

Madeleines são a minha paixão,já fiz várias e várias receitas,hoje resolvi testar essa receita com chocolate e foram super aprovadas, se você também gosta assim como eu, mãos à obra!

Ingredientes

· 1 xícara (chá) de açúcar (160g)
· 6 ovos
· 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida (42g)
· ½ colher (sopa) de essência de baunilha
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240g)
· ½ xícara (chá) de Chocolate em Pó (50g)
· 1 xícara (chá) de Gotas de chocolate(120g)
· 1 colher (sopa) de licor de cacau

Modo de Preparo

1. Bata o açúcar com os ovos até obter uma mistura fofa (cerca de 10 minutos) e, sem parar de bater, junte a manteiga e a baunilha. Adicione a farinha e o chocolate peneirados e incorpore delicadamente. Misture, por último, as gotas e o licor.

2. Com uma colher de chá, distribua a massa em forminhas próprias para madalenas untadas. Coloque-as em assadeiras, leve ao forno preaquecido por 10 minutos a 180ºC e asse por cerca de 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Polvilhe com açúcar de confeiteiro