quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Google presta homenagem à Paul Cézanne

Você já deu um "google" hoje?
Nesta quarta feira o Google substituiu o seu logotipo por uma pintura de Paul Cézanne, essa mudança é devido a comemoração do aniversário de 172 do nascimento de Cézanne.
Paul Cézanne nasceu no dia 19 de janeiro, 1839. foi um pintor francês e artista Pós-Impressionismo. Suas obras estabeleceram as bases da transição do século 19 a concepção da atividade artística para um mundo novo e radicalmente diferente da arte no século 20.
Leia à seguir algumas curiosidades sobre o famoso pintor, nascido na belíssima região da Provence:
  • Tesouro perdido
    No início deste ano, um quadro de Paul Cézanne, desaparecido desde 1945, reapareceu na Itália. Trata-se de um trabalho da primeira fase do artista, quando ele, recém-chegado a Paris, ainda copiava quadros clássicos no Louvre. A obra, de pequena dimensão (29 cm x 61 cm) é uma cópia de um grande painel intitulado "Ceia na Casa de Simão" do pintor italiano Paolo Veronese.
  • Em família
    A mulher Hortense e o filho Paul foram imortalizadas em várias obras do pintor. Ela, por exemplo, serviu de modelo para o quadro "Madame Cezánne de Vermelho". O garoto posou, entre outras, para a tela "O Arlequim". Nessas duas obras, é nítida a intenção do artista de decompor os retratos humanos em formas geométricas, explicitando volumes e planos, da mesma forma como fazia ao pintar paisagens ou naturezas mortas.
  • "Seja uma maçã"
    Ao pintar modelos vivos, Paul Cézanne submetia-os a horas de total imobilidade. "Por que você se move? Uma maça por acaso se move?", costumava indagar, irritado, quando algum deles ousava se mexer, ainda que levemente, enquanto pintava. "Seja uma maçã", exigia.
  • Pai do cubismo
    Quando estourou a guerra entre França e Prússia, em 1870, Cézanne buscou refúgio em L'Estaque, na baía de Marselha, onde pintou vários quadros e para onde voltaria muitas vezes depois. Quase 40 anos mais tarde, o também francês Georges Braque instalou-se no mesmo lugar: pesquisou e explorou os elementos geométricos da paisagem para, radicalizando a experiência de Cézanne, dar origem a algumas das primeiras telas do chamado "cubismo".
  • A montanha de Cézanne
    Nos últimos anos de vida, Cézanne trabalhou obsessivamente os mesmos temas. A montanha de Sainte-Victoire, por exemplo, foi uma das paisagens mais pintadas por ele. Ao todo, são cerca de oitenta trabalhos - entres telas e desenhos - do mesmo cenário.
  • Milhões de dólares
    Os quadros de Cézanne estão hoje entre os mais valiosos do mundo. Em novembro do ano passado, a tela "Natureza Morta com Frutas e Vaso de Gengibre", de 1895, foi vendida em leilão por 36,9 milhões de dólares.
Fonte: http://mestres.folha.com.br

12 comentários:

  1. que bela materia!!!amei conhecer um pouco mais sobre o Cezanne e suas obras..bjus amiga..li..

    ResponderExcluir
  2. Suas pinturas são luminosas!
    Que bom receber suas postagens, Renata. A gente sempre aprende muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Cezanne Renatinha! e vi o google hj e amei saber que se comemoram os 172 anos do grande pintor. Gostei muito de saber esses detalhes da vida dele. Obrigada por compartilhar, beijos,

    ResponderExcluir
  4. Vi sim a homenagem do google ao maravilhoso pintor, são lindas suas obras! Beijos Re

    ResponderExcluir
  5. Re,
    Eu não tinha visto, mas saí daqui muito mais informada que o google..kkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nem tinha reparo...aqui a página mal abre e eu já dou um clic na biroskinha...rs!
    Mas adorei saber um pouco sobre esse pintor!
    Bela postagem, Parabéns!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro Cézanne, tenho um livro sobre a vida dele!
    Um beijo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata,
    ~Google sempre inovando. Eu gosto muito dos trabalhos de Cézanne.
    Estudei muito sobre ele no meu curso de artes.
    Acho sempre gratificante estudar e conhecer um pouco mais da vida dos eternos pintores.
    Tudo de bom.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  9. Tambem vi a homenagem prestada pelo google a esse grande e ilustre pintor, suas obras são um arrazo.Beijinhos minha linda e uma excelente quinta feira.

    ResponderExcluir
  10. Homenagem bem merecida, a obra de Cézanne é maravilhosa!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Hola Renata. Un homenaje bien merecido ya que la categoría de este pintor está fuera de toda duda. Hay que reconocer que aun hay detalles a tener en cuenta en estas empresas.
    Saludos

    ResponderExcluir
  12. Hola Renata, antes se me ha pasado comentarte, y respondo a tu duda en el comentario que me dejaste, que la fruta que aquí conocemos como membrillo, por tu tierra debe ser el marmelo no?
    Saludos

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!