terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Paulo, a capital cultural do Brasil

Um pouco mais de cultura sempre nos faz muitíssimo bem, e uma das coisas das quais eu sinto falta na minha cidade são os museus...mas São Paulo está repleta deles, não se compara à maluquíssima Amsterdã, onde existe museu pra tudo que Deus, ou o Demo, criaram...mas na capital cultural do nosso país, você vai poder assistir à exposições, mostras das mais diversas expressões de arte, fotografias, culturas estrangeiras, além de um museu dedicado a um dos nossos maiores patrimônios: o futebol. 
E sendo São Paulo cidade do mundo que possui o maior número de pessoas que falam o português recebeu com muita dignidade um museu totalmente dedicado ao nosso idioma. 
Fiz questão de conhecer a moderna obra que está  que está instalada no centenário prédio da  Estação da Luz, que foi totalmente restaurado e adaptado para receber este complexo.
Vale à pena uma visita, especilamente para visitar a exposição "Fernando Pessoa", que fica em cartaz até fins de fevereiro; se informe em:
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

E falando em Estação da Luz, outra acontecimento que me chamou muita atenção foi poder ver de perto o piano do "Projeto Pianos de Rua," pianos espalhados em vários pontos da cidade, onde qualquer um que estiver passando pode se sentar e fazer o seu concerto particular.
Veja mais em: http://www.pianosderua.com.br

Essa é a cidade que a todos dá oportunidade, a capital cultural do nosso pais.

13 comentários:

  1. Boa dica!
    Minha filha adora museu, ainda vou levá-la ao Museu da Língua Portuguesa, pelo que já vi parece mesmo ser muito interessante.
    Quando estavam escolhendo um passeio para excursão da escola no ano passado, ela disse: "Não vou nem poder falar em museu porque as meninas já falam - Museu não! É muito chato!". Fico com uma peninha...
    Beijos, Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas Re! Em abril vou para São Paulo assistir o show do U2 e pretendo estender a estada para passear um pouco por esta cidade cheia de opções culturais. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  3. Oi, Re,

    Confesso que não sabia desse museu da língua portuguesa (e sempre me achei bem informada! rsrs). O projeto dos pianos é muito simpático!

    Um beijo e bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Quando for visitar SP usarei as tuas dicas preciosas!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Querida Renta: eu não conheço São Paulo...mas olhe que tenho muita vontade! Este ano não será, pois tenho as minhas viagens já programadas...e por aqui o dinheiro anda curto e já tenho que me dar por muito satisfeita por poder viajar!! :) Mas lhe garanto que fiquei muito curiosa com a São Paulo que você mostrou! Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  6. E mi sembra giusto dedicare un museo tanta cultura ...Ciao Renata e bentornata.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Renata... o projeto pianos de rua é fantástico, adorei saber!
    Vou esperar mais postagens sobre São Paulo, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Um dos lugares que eu mais gosto em Sampa é justamente a Pinacoteca do Estado. Amo vagar por lá, tomar um café naquela cafeteria tão aconchegante que temos ali.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Rê, eu sou suspeita... Amoooo minha cidade. às vezes tenho um pouco de medo, mas no geral... A-do-ro!!!
    Beijocas,
    Dani

    ResponderExcluir
  10. Querida Renata
    O Brasil é um pais fascinante, pela beleza, pela história comum, pela diversidade de culturas.
    Não posso deixar de me sentir honrrada, quando vejo tão grande homenagem.
    Como dizia o poeta " A minha Pátria é a Lingua Portuguesa"
    Um beijinho de boa noite.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rê!
    Há 3 anos estive nesse museu e é realmente fantástico, além de ficar num prédio maravilhoso.
    Foi uma visita de final de semana com a filha, que foi fazer uma entrevista, mas não podia deixar de incluir um passeio cultural.
    Existem lugares que são pérolas e merecem ser conhecidos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Bela homenagem tu acaba de fazer para nossa querida cidade de São Paulo que eu amo de paixão, apesar de nos ulimos dez anos estar residindo aqui no litoral, mais minha paixão é por la e sempre que posso não perco a oportunidade. As referencias que cita como sujestões para um passeio cultural é fantástica e eu assino em baixo amiga.e falando de museu, imagina ...minha filha mora no ipiranga e ja fiz vários pic-nic com minha neta no museu, todos foram maravilhosos e eu recomendo sim . Beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  13. São Paulo não é e nunca foi capital cultura do País. Esse título pertence ao Rio de Janeiro. Fica e/ou surgiu no Rio: O maior carnaval, o samba, a bossa nova, prevaleceu o funk e não o rap, o segundo maior canal de TV do mundo fica no Rio, assim como seus principais artistas são cariocas. ABL fica aqui, o CCBB, também, a av. mais famosa do mundo é Copacabana, quem é de fora do Brasil e pensa em visitar o País, pensa logo no Rio, As músicas mais famosas do Brasil, tocadas fora do País são cariocas, O Rio é a única cidade do mundo que possui um personagem exclusivo feito por Walt Disney: O Zé Carioca. Vários filmes de Hollywood foram filmados no Rio. E as Olimpíadas? Por que não é em Sampa?

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!