sábado, 5 de fevereiro de 2011

Delícia de Banana da Terra

Uma sobremesa muito gostosa e nada dificultosa pra você servir para a família, os amigos, ou pra você mesmo durante o fim de semana...Bananas e merengue: combinação irresistível, que agrada sempre!
Ingredientes:

8 bananas da terra cortadas em rodelas ou fatias 
manteiga para fritar
Frite as bananas na manteiga até dourar.

04 gemas
04 colheres de manteiga
Bata as gemas com a manteiga

Numa forma ou em pequenas forminhas como eu fiz, coloque alternadamente camadas de banana e do creme de gemas. Polvilhe com canela

04 claras
08 colheres de sopa de açúcar
Bata as claras em neve e acrescente aos poucos o açúcar. Bata bem, até obter um merengue firme. Coloque o merengue sobre as bananas e leve ao forno até dourar. Sirva morno ou frio.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Obras Famosas feitas de legumes

 'O Nascimento de Vênus', de Botticelli, foi uma das obras escolhidas pela artista em sua homenagem às mulheres que gostam do lar (Foto: Ju Duoqi)
A artista chinesa Ju Duoqi gosta de brincar com comida. Tanto que ela recriou telas de artistas famosos posicionando com cuidado batatas, gengibre, couve, tofu, cebolas e pepinos.
A Liberdade Guiando o Povo', de Eugène Delacroix, tornou-se 'A Liberdade Guiando os Legumes' na recriação bem humorada da chinesa Ju Duoqi. (Fotos: Ju Duoqi)
O imponente Napoleão, de Jacques-Louis David, aparece montado em batatas na mostra da Galeria de Fotografia Paris-Pequim.
As fotos das obras de Ju Duoqi foram reunidas em uma coleção que ela chamou de Museu do Legume, que está exposta na Galeria de Fotografia Paris-Pequim, na capital chinesa.
A artista descobriu que legumes e verduras não tinham apenas valor nutricional, mas também artístico, há cerca de três anos.
"No verão de 2006, eu comprei alguns quilos de ervilhas e fiquei sentada lá, quietinha, por dois dias, descascando, antes de colocá-las em um arame e transformá-las em uma saia, uma blusa, um adereço para a cabeça e uma varinha mágica. Eu usei controle remoto para tirar uma foto de mim mesma vestida com eles", contou Ju Duoqi.
As diferentes formas e cores dos vegetais, com um pouco de arranjo, alimentam a imaginação da artista. Mas ela não usa apenas frutas e legumes frescos - secos, murchos, em conserva, fritos ou fervidos também são usados no trabalho.
Ela associa os legumes e verduras à vida doméstica e disse que achou "uma forma de vida para as mulheres que adoram a casa".
Mona Lisa', de Leonardo Da Vinci, nunca pareceu tão saudável como aqui, na tela que Ju chamou de 'Mona Tofu'.
Andy Warhol, famoso por pintar uma lata de sopa, talvez nunca tenha imaginado ver sua Marilyn Monroe com cabelos de repolho.
No auto-retrato de Van Gogh, Ju Duoqi usou alho poró.

Fonte: http://www.bbc.co.uk

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Salada de Papaya Verde para um dia de muitooooo calor!

Nas poucas vezes que meu filho almoça comigo na mesa, ele me pergunta: "Mãe, será que nem quando eu estou em casa você consegue fazer uma comida normal?" hehehe...Comida normal...o que será uma comida normal? Arroz, feijão e carne? É...talvez essa seja uma comida normal....mas não, eu não consigo fazer uma comida normal...
Essa salada por exemplo...pra mim não existe nada mais normal...afinal mamão papaya verde ralado, e alguns temperos não pode ser algo assim tão anormal!

Anote os ingredientes, e se você também gosta de comida exótica, prepare essa salada e se sinta na Thailândia...ou no Vietnã, talvez...

02 mamões papaia bem verdes
01 dente de alho pequeno
01 pimenta dedo de moça pequena
02 colheres (sopa) de suco de limão
1/4 de limão sem semente
01 colher (sopa) de açúcar mascavo
02 colheres (sopa) de nam pla - molho de peixe asiático
01 colher de amendoim torrado e coentro para polvilhar

Descasque os mamões e rale-os no ralo grosso. Coloque em um recipiente e reserve. Coloque em um pilão o dente de alho e a pimenta sem as sementes e soque levemente, acrescente o açúcar mascavo e o suco de limão, continue socando e acrescente o ¼ de limão com a casca, coloque o nam pla. Coloque este molho sobre o mamão ralado e misture bem, salpique com o amendoim torrado sem pele e sem sal. Decore com folhas de coentro e se desejar sirva a salada acompanhada de tomates cortados em 4 e folhas de alface.

E já que estamos falando em Papaya Verde...se você, como eu é fã de cinema, não deixe de assistir ao franco-vietnamita "O Cheiro do Papaya Verde"...é a minha dica de filme para hoje, bom dia pra você!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torta de Abobrinha

Essa torta de abobrinhas  da Fla, do Arte na Cozinha  já esteve presente em quase todos os blogs amigos...UM SUCESSO TOTAL!!! Tive que provar, afinal,
não seria eu a ficar de fora não é?
E digo, façam meus amigos, porque ela é mesmo uma delícia! Sirva com
saladinha e mais nada...Te garanto que você vai ficar feliz, pode saber que vai!

A receita da Fla, pode anotar:

Ingredientes:

- 3 ovos grandes
- 1 xícara chá mal cheia de óleo
- 1 e 1/2 xícara chá de leite
- 13 col. sopa de farinha de trigo
- 1 col. sopa de fermento em pó
- 3 xícaras chá de abobrinha brasileira crua em cubos médios
- 1 e 1/2 xícara chá de queijo parmesão picado em cubos médios (usei Minas curado)
- 1 prato sobremesa de queijo parmesão ralado
- sal a gosto

Preparo:

- Misture os ovos, o óleo e o leite com a ajuda de um fouet ou liquidificador.
- Adicione a abobrinha e o queijo picado, mexa bem.
- Coloque a farinha de trigo e o fermento, misture bem e coloque um pouco de sal.
- Unte uma forma com margarina e farinha.
- Coloque a massa e por cima polvilhe o queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos ou até que a torta esteja bem corada.
- Sirva a torta morna.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Selos de Chocolate - Uma delícia de lamber os dedos

Se o ato de lamber selos te parece uma coisa assim meio estressante, tenho certeza que agora você vai se animar! Estes selos com sabor de chocolate vão fazer uma revolução na arte de selar cartas...Veja bem:
O designer Toby Ng, http://www.toby-ng.com, autor destes e outros objetos inovadores, costuma combinar criatividade,  experiência e uma boa dose de senso de humor nas suas criações. Os irresistíveis selos de chocolate vêem nos sabores amargo, branco, ou ao leite, e são dispostos como uma barra de chocolate e embalados na cor do seu sabor preferido.
Me diga se não te deu vontade de me mandar uma carta?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pão Caracol com Provolone e Linguiça

Esse delicioso pão recheado com queijo vem do Blog do João, que tem receitas de pães sempre surpreendentes e criativas, vale a pena dar uma olhada! 
Um caracol de provolone e linguiça pra começar de um jeito bem preguiçoso, mas muito saboroso mais uma segunda feira...E vamos à luta, que a vida tá lá fora, esperando pra ser vivida...Boa semana pra você!

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
1 ovo
2 sachês de fermento biológico seco (20 gramas)
150 ml de óleo
300 ml de água morna (aproximado)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
350 gramas de provolone ralado
4 gomos de linguiça toscana frita e desmanchada sem a pele

Modo de preparo da massa:
Misture todos os ingredientes, reserve 150 gr de provolone para cobertura,sove muito bem até que fique uma massa bem lisinha e homogênea.
Deixe crescer por 45 minutos, e com as mãos vá enrolando a massa até que
fique um cilindro de aprox. 5 cm de diâmetro e vá enrolando a massa numa forma redonda como se fosse um caracol.
Pincele com gema e cubra com o restante do provolone ralado, leve para 
assar em forno médio por 15 minutos e depois aumento o fogo para alto até
que fique dourado.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Gelatina Mosaico

Sobremesa das "Antigas", totalmente "Vintage" como gosta de deixar bem claro a minha filha...retrô, ok...mas que num dia absurdamente quente como os que tem feito por aqui resolve bem e agrada a todos... Eu preparo esse tipo de  sobremesa meio a contragosto, pois ficar repetindo coisas não é muito do meu feitio, mas como eu tenho certeza que meu tiro vai ser certeiro, acabo me rendendo...
Não é novidade nenhuma, mas pode ter alguém que ainda não conhece, então vamos lá:  

Ingredientes: 
5 caixinhas de gelatina em pó de cores diferentes (roxo, vermelho, amarelo, azul e verde)
1 envelope de gelatina branca em pó sem sabor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro) 

Faça assim:
Prepare cada gelatina separadamente, diluindo cada uma delas em 250ml de água fervente somente, não coloque a  água gelada. Coloque em vasilhas rasas e leve a geladeira. Junte 5 colheres (sopa) de água fria a gelatina sem sabor e leva ao fogo em banho-maria até dissolver, não deixe ferver. Bata no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina sem sabor diluída até obter uma mistura bem homogênea. Corte as gelatinas de sabores em cubos. Coloque os cubos das gelatinas numa tigela grande e despeje sobre eles a mistura de leite condensado. Misture levemente, coloque numa forma grande com buraco no meio, untada levemente com óleo sem sabor e leve à geladeira até ficar bem firme. Desenforme a gelatina depois de firme e faça a alegria da sua família, ou a sua própria alegria, afinal a gente continua gostando de gelatina pelo resto da vida né?