sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pão Torcido com Recheio de Chocolate

Tirada daqui:http://technicolorkitchen.blogspot.com
Um pãozinho diferente e saboroso pra você fazer no seu fim de semana, aproveite, fazer pão é relaxante e dá um imenso prazer!

Anote a receita e mãos à obra:

- xícara medidora de 240ml

Massa:

-2 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
-¼ xícara (60ml) de água morna (41 a 46ºC)
-1 pitada + 6 colheres (sopa) de açúcar
-12 colheres (sopa) 
-168g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
-½ colher (chá) de sal
-2 colheres (chá) de baunilha ou ½ colher (chá) de cardamomo em pó
-3 ovos grandes
-4 ½ a 5 xícaras (630 a 700g) de farinha de trigo
-1 xícara (240ml) de leite integral morno (41 a 46ºC)

Recheio:
streusel de chocolate:
-2/3 xícara (134g) de açúcar
-¼ xícara (35g) de farinha de trigo
-3 colheres (sopa) - (42g) de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos pequenos
-2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
-1 colher (chá) de canela em pó
-1 clara de ovo, batida até espumar

Prepare a massa: numa tigelinha, coloque a água morna e salpique o fermento sobre ela. Acrescente a pitada de açúcar, misture bem para dissolver e deixe espumar (cerca de 10 minutos).
Na tigela da batedeira (ou numa tigela grande, caso vá bater com uma colher de pau), bata as 6 colheres (sopa) de açúcar, a manteiga, o sal e a baunilha/cardamomo até obter um creme leve. Junte os ovos e bata bem. Adicione 1 xícara (140g) de farinha e bata novamente, até ficar homogêneo. Adicione o leite e aos poucos 2 xícaras (280g) de farinha, sendo uma a uma, batendo bem. Junte o fermento e misture. Vá juntando, aos pouquinhos, a farinha restante (1 ½ a 2 xícaras) até formar uma massa macia. Vire-a numa superfície levemente enfarinhada e sove até obter uma massa macia e elástica, 8-10 minutos. Transfira-a para uma tigela grande, untada com manteiga, vire-a para que fique amanteigada dos dois lados, cubra com filme PVC ou um pano de prato limpo e úmido. Deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar até dobrar de tamanho, 1 hora e meia.

Agora, o recheio: coloque o açúcar, a farinha, a manteiga, o cacau e a canela no processador e pulse algumas vezes até obter uma farofa – você pode fazer isso numa tigela e usar duas faquinhas para misturar a manteiga aos ingredientes secos.

Finalize o pão: dê um soquinho no centro da massa e vire-a numa superfície levemente enfarinhada. Sove por 1 ou 2 minutos, para deixá-la macia. Divida-a em duas partes iguais. Abra uma das metades com um rolo até obter um retângulo de 25x35cm. Espalhe metade do recheio sobre a massa. Enrole-a como se fosse um rocambole e coloque-a numa assadeira grande, untada com manteiga, com a emenda virada para baixo. Faça a mesma coisa com a outra metade de massa.
Com tesouras limpas, corte cada rolo de massa em intervalos de pouco menos de 2cm, cortando até ¾ da massa (sem atravessar completamente)
Vá torcendo cada parte cortada, sendo uma para cada lado, até deixar a parte com o recheio virada para cima – como podem ver, minhas habilidades motoras não me ajudaram muito nesta etapa da receita:
Cubra com filme PVC ou pano de prato seco e limpo e deixe crescer novamente, por 45 minutos. 
Leve ao forno pré aquecido, e asse por 30 a 35 minutos, ou até que esteja bem dourado. 
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Finalize como preferir. No meu caso só pincelei leite antes de assar e depois de assados usei um fondant de açúcar espalahdo enquanto os pães estavam quentes.
  
Rende 02 pães grandes

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Linguiças Temperadas


Ótima ideia  do NaCozinha da Gina, que por sua vez viu na Cozinha da Nô. 
Nada mais do que  linguiças que você leva ao forno com os temperos e legumes que tiver à mão. 
No meu caso usei os tomatinhos grape, cebolas, alho, e orégano fresco. 
Acho que faltou um pimentão, mas os "chatonildos" de plantão não gostam...
Ah, não se esqueça de regar com bastante azeite!
O aroma vai se espalhar...é uma loucura...e seu o seu vizinho se convidar pra almoçar...poxa, coloca mais um lugar na mesa uai!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anéis...pra você não se esquecer que gosta tanto de cozinhar!

Sofia é uma canadense que mora em Fukuoka no Japão, e se dedica à arte do kawaii, uma espécie de artesanato japonês. Sua marca de bijuterias se chama SouZou, e você pode conferir aqui: http://www.etsy.com/people/SouZouCreations
Ok, tá bem, eu sei que você não é assim tão "modernete" para usar esse tipo de bijoux mas que elas são "extremely cute" ahhhhh...isso são!
A moça é criativa e detalhista, isso ela é!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Molho de Iogurte, Mango Chutney e Hortelã

O calor não dá tregua, parece que aumenta a cada dia...
Ficar na cozinha é um suplício, parece que a gente vai derreter...mas as pessoas tem que continuar comendo, não há jeito de escapar!
Esse molho é muito refrescante, e você pode usá-lo em saladas de folhas verdes, acrescidas de gomos de laranja,  ou em carnes brancas, como eu fiz aqui, dando uma "incrementada" nesse peito de frango grelhado.

Anote aí e refresque-se: 

Coloque no processador ou no liquidificador os seguintes ingredientes:

- 1/2 xicara de iogurte natural
- 02 colheres(sopa) de chutney de manga
- 01 colher (chá) de curry em pó
- 01 colher (chá) de suco de limão
- 08 folhinhas de hortelã fresca
- sal e pimenta do reino a gosto

Bata até formar um creme uniforme e empregue a gosto.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quick Snap Ice Tray...sob medida pro nosso calor!

No calor infernal que tem feito aqui tudo que eu mais queria era uma forma de gelo dessas aí...coisa mais prática hein? Se você também está quase dissolvendo de tanto calor, compre aqui por apenas £7.99! E não se esqueça de comprar a minha também ok? Preciso encher uma banheira!!!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Brioches de Presunto e Queijo

Esses pãezinhos vieram do Trainee de Cozinheira, da minha amiga e exímia boulager Maura Bianco. Confesso que os meus não ficaram nem de longe perfeitos como os que ela fez, mas deu pra sentir o gostinho, e repetir algumas vezes aqui em casa, pois meu povão gostou, e pediu bis! Se você quer ver o passo a passo, e maiores explicações de como fazer, vai lá na Maura, que tem tudo direitinho:http://traineedecozinheira.blogspot.com/2010/08/bollitos-de-jamon-y-queso-scones-de.html
Por enquanto, anote a receita aí...você vai gostar!

Ingredientes:
250g de farinha de trigo 
120ml de água
25g de leite em pó
60g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo
1 envelope de fermento seco
40g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:
Presunto fatiado
Queijo fatiado e ralado

Preparação:
Colocamos todos os ingredientes, exceto a manteiga, seguindo as intruções da MP (mas você pode fazer na mão mesmo), primeiro os líquidos e depois os sólidos. Selecionamos o programa de amassar, e passados 15 minutos colocamos a manteiga e voltamos a amassar por mais 15 minutos.
Depois vamos ter uma massa elástica, lisa e brilhante e colocamos numa tigela grande untada com azeite, coberta com um pano de prato e deixamos crescer até dobrar de volume.
Retiramos pequenas porções de massa de maneira que coincida com o tamanho do presunto e do queijo,enrolamos e cortamos em três partes sem soltar as pontas, dobramos em três rolinhos juntos e colocamos nas formas (eu usei forminhas de papel de assar) e paincelamos com a gema, salpique com queijo ralado e levamos ao forno preaquecido 180ºC, até que a superfície fique dourada.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fruta de Carne...Você acredita?

Um enfeite? Uma peça de decoração? Uma fruta de plástico? 
Não, apesar de parecer uma tangerina de plástico, este é o prato mais celebrado no novo restaurante que o aclamado chef  Heston Blummental inaugurou recentemente no Hotel Mandarin Oriental, em Londres.
A casca é feita de uma suave geléia de frutas, e o recheio é um maravilhoso patê de fígado de galinha misturado com miolo de pão grelhado e triturado.
No cardápio do festejadíssimo restaurante, você ainda terá a oportunidade de provar outros 24 pratos que foram cuidadosamente pesquisados e desenvolvidos tomando-se como base receitas originais de diversas épocas da gastronomia britânica. 
Faça sua escolha entre pratos como mingau aromático (1660), pomba picante (1780), caldo de ovelha (1730), pudim de peru (1730) bacalhau em cidra (1940) ou torta em tafetá (1830) ou rubarbo escaldado (1590).
O difícil vai ser conseguir reserva, já que a espera está em torno de três meses!