sábado, 26 de fevereiro de 2011

Biscoitos de polvilho...aqui em casa sempre tem!

 Receita completa retirada daqui: http://cozinhaepoesia.blogspot.com

Como todos já sabem, na minha casa sempre tem uma "coisinha" pra gente tomar com café, e biscoito de polvilho tem presença cativa. Mania de mineiro, que coloca polvilho em tudo...
Essa massa rende bastante, e o segredo é usar o saquinho para "espremer" os biscoitos, porque a massa é bem mole e não se consegue enrolar na mão. Mas faça, faça sim, pois são deliciosos, só tem um pequeno problema, você pode não conseguir parar de comer...

Ingredientes

500 g de polvilho azedo
1 colher (sopa) de sal
1 ovo
200 ml de óleo de milho ou outro da sua escolha
200 ml de leite
250 ml de água fervente

"Numa tigela misture o polvilho e o sal.
Acrescente o ovo, o óleo (frio) e o leite (frio), misture com uma colher até obter uma mistura granulosa.
Junte a água fervente e misture bem até obter uma mistura homogênea, não se preocupe se a massa não ficar bem lisa. Reserve.
Pré-aqueça o forno e unte as assadeiras com óleo.
Com o auxílio de uma colher coloque um pouco da massa dentro do saquinho que veio o polvilho - ou use um saquinho de celofane ou de confeiteiro se preferir – Corte a ponta do saquinho com uma tesoura.
Faça os biscoitos pressionando o saquinho sobre a assadeira, se achar que estão saindo muito finos corte um pouco mais a ponta do saquinho. Deixe boa distância entre eles, pois crescem bastante.
Leve as assadeiras (quantas couberem) ao forno já bem aquecido. Quando eles estiverem bem crescidos diminua a temperatura e continue assando até que eles dourem por baixo. Na primeira fornada devem demorar cerca de 30 minutos para que fiquem prontos. Mas na segunda como o forno estará mais aquecido devem assar em 20 minutos. Mas tome cuidado para que não assem depressa demais, pois senão ficarão murchos ao invés de bem sequinhos e crocantes. Retire as assadeiras do forno e passe os biscoitos para uma cesta bem arejada para que esfriem. Pode ser uma grade ou mesmo uma assadeira ou outro recipiente bem aberto. Repita o processo até que a massa acabe."
Tem mais biscoito de polvilho aqui:
http://eternosprazeres.blogspot.com/2010/09/biscoitos-de-polvilho.html
e aqui também:
http://eternosprazeres.blogspot.com/2010/12/biscoitos-de-polvilho-da-vice.html

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Muffins de Pera e Gengibre da Nigella

Muffins da Nigella, portanto receita sem erro pro seu café da manhã... 

Ingredientes:
250g de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
150g de açúcar branco
75g de açúcar mascavo peneirado, mais 1/2 colher chá para polvilhar cada muffin
1 colher chá de gengibre ralado
140ml de creme de leite azedo
125ml de óleo vegetal
1 colher sopa de mel
2 ovos
300g de pêra descascada e picada

Como fazer:
1. Preaqueça o forno a 200º
2. Em uma vasilha misture bem: farinha, fermento, açúcares e gengibre. Em outra, creme de leite, óleo, mel e ovos.
3. Coloque a mistura dos líquidos na  mistura de farinhas e apenas misture sem bater. Coloque nas forminhas. Polvilhe com o açúcar mascavo e asse por 20 minutos. Deixe esfriar.

Como fazer o creme de leite azedo: 250ml de creme de leite fresco com uma colher sopa de suco de limão, numa tigela de vidro. Deixar em temperatura ambiente até engrossar (10 a 30 minutos). Cobrir a tigela e deixar na geladeira até a hora de usar.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Filhos são do mundo

 Esta foto foi tirada em 1996 
São meus filhos, quando ainda eram meus...

Filhos são do mundo 
Texto de José Saramago 

"Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos. 
Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. 
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente. 
E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo! 
Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. 
É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!"

A postagem de hoje é em homenagem à minha filha, Bárbara, que embarca com destino à Suíça, onde deverá permanecer por um ano!
Que Deus te acompanhe filha, tomara que o tempo passe depressa, e que em breve, muito breve possamos estar juntas de novo!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bolo de Claras

Está procurando uma maneira deliciosa de acabar com as claras que você vive juntando no freezer? Cansou de fazer suspiros? Eis um remédio para a sua indecisão! Faça esse bolo delicioso e acabe com as suas claras de um maneira que te fará muito, muito feliz!
A receita vem da minha amiga Isabel, http://sitiodasdelicias.blogspot.com. Confesso que fiquei surpresa com a textura e a maciez desse bolo...daqui pra frente, as minhas claras terão destino certo!
Anote aí a receita e faça, sim, faça e verás que eu tenho razão!
Ingredientes para um bolo grande (eu fiz meia receita)

• 500 g de farinha com fermento

• 500 g de açúcar
• 250 g de manteiga amolecida
• 10 claras de ovos
• 4 colheres (sopa) de leite

Preparação


"Pré-aqueci o forno a 180ºC.

Numa tigela, deitei a manteiga amolecida e o açúcar, batendo muito bem. Juntei o leite e a seguir, a farinha peneirada.
Bater as claras em castelo e adicionei-as à massa, envolvendo delicadamente. Levei a cozer em forno moderado. Fazer o teste do palito" 

Se quiser você pode aromatizar com raspas de limão ou laranja, ou usar baunilha, como foi o meu caso, maravilha!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

The Joy of Cooking

Ironicamente entitulada "The Joy of Cooking", algo como a "Alegria ou o Prazer de Cozinhar", esta série da fotógrafa americana Rachel Abelha Porter, capta a diversão e a frustração na preparação dos alimentos.
A série mostra vividamente restos de comida esmagadas ao chão, mas de uma forma totalmente artistica, criativa e inovadora.
A fotógrafa consegue retratar com sucesso a emoção humana ligada à alimentação.
Fazendo uso dele, ou lutando contra ele, o alimento é sem dúvida uma parte monumental da natureza humana!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Risotto ao Limone

Copiei essa receita do cucchiaio pieno, que por sua vez copiou da Valentina.

Divino para acompanhar peixe, ou frango, mas eu confesso que comi puro, não precisei de acompanhamento, pois o risotto por si só já é riquíssimo de sabor!
Sugiro que você também experimente, é fabuloso!
 
Ingredientes para 2 pessoas

1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
suco de 1/2 limão siciliano
1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano
1 colher de sopa de Limoncello
3 xícaras de caldo de legumes quente
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de semente de papoulas (coloquei apenas 1 colher)
1 colher (café) de pimenta-do-reino branca
1 colher (café) de noz moscada

Modo de preparo

Aqueça a manteiga e o azeite. Adicione a cebola e refogue até que comece a murchar (cuidado para não dourar a cebola pois isso escurece o risoto).
Acrescente o arroz e refogue bem. Adicione o suco, as raspas de limão e o Lemoncello e misture.

Adicione 1/2 xícara do caldo de legumes quente e mexa até que quase todo o caldo tenha sido absorvido. Adicione outra 1/2 xícara do caldo e repita o processo até que esteja com uma textura fime mas macia. O importante é mexer sempre para atingir a consistência cremosa. Por último adicione 1/4 de xícara de caldo. Normalmente não é necessário colocar sal, uma vez q o caldo de legumes já é salgado.
Desligue o fogo, adicione o creme de leite, o parmesão, a pimenta do reino, a noz moscada, as sementes de papoula e misture bem.
Sirva imediatamente!

 

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Aproveita a promoção!

Se você estiver precisando...de "tapoé"...aproveita a promoção!!!!