sábado, 5 de março de 2011

Bom carnaval!

Uma pequena viagem, vou aproveitar o feriado...
Deixo um abraço a quem passar por aqui, bom carnaval a todos, 
Até a quarta feira!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Queimadinho...para uma manhã fria e chuvosa

Hoje amanhaceu uma manhã atípica de verão...faz frio, o céu  está escuro e uma chuva fina cai sem tregua...prefiro as manhãs de sol...mas não posso me deixar abater...
Manhãs assim são apenas um pretexto para preparar uma bebida quente e reconfortante, que eu adoro, mas que não abuso, já que é carregada de calorias. 
Tudo muito simples, e sem nenhuma confusão...
Derreta na panela umas duas colheres de açúcar e espere até que vire um caramelo. Verta uma xicara de leite por cima, acrescente um ramo de canela, e deixe ferver em fogo baixo, até que o caramelo dissolva. 
Retire a canela, e tome quentinho
Olhando a chuva fina pela minha janela e desejando estar em um outro lugar qualquer...na Suíça, pertinho da minha filhota...quem sabe...
Bom dia pra você!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Quiche de Queijo Azul e Peras

Mais uma receita do Saboreando a Vida da minha muito querida Marly. 
No post que ela fez, ela disse se lembrar de mim, pela minha preferência pelo agridoce nas receitas. E ela estava certíssima, eu fiz essa receita, e sinto que ela foi feita sob medida pro meu paladar! Pretensões à parte, agradeço à minha amiga essa maravilhosa receita, e, se você divide comigo a preferência de cozinhar com frutas, sugiro que você faça, pra se sentir tão feliz e agradecida como eu fiquei! 

Massa:
1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de manteiga fria
1 ovo
2 colheres (sopa) rasas de água gelada
½ colher (chá) sal

Preparo: 
Com uma espátula ou colher de pau, amasse a manteiga para que fique maleável. Numa tigela, ponha a farinha, o sal e a manteiga. Misture tudo com a colher de pau ou as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente o ovo, agregue tudo e em seguida, junte a água, misturando até a massa ficar homogênea. Faça uma bola, embrulhe-a em filme plástico e leve à geladeira por meia hora. Enquanto isso prepare o recheio e ligue o forno em 180ºC. Tire a massa da geladeira, abra-a com um rolo de macarrão, e forre com ela uma forma de 25cm de diâmetro. Fure a massa com os dentes de um garfo, cubra-a com papel alumínio e encha a forma com arroz ou feijão crus (isso é para evitar que a massa cresça, enquanto assa). Leve a massa ao forno para pré-assar por 12 minutos. Tire-a do forno, remova os feijões e o papel e espere que esfrie um pouco (uns quinze minutos). Recheie (conforme indicações abaixo) e retorne-a ao forno por uns 40 minutos, ou até que o recheio e a massa dourem e estejam assados.

Recheio:
400 g de peras maduras, mas firmes
2 colheres de sopa de conhaque
1 colher de sopa de açúcar mascavo
150-200 g de queijo roquefort ou qualquer outro queijo azul (usei gorgonzola)
2 colheres (chá) de manteiga
3 ovos
1 caixinha (200g) de creme de leite
1 colher (chá) rasa de sal
1 boa pitada de pimenta do reino moída na hora

Preparo:
Descasque as pêras, tire os núcleos com as sementes e corte-as em fatias (se desejar, corte a fatia central de três delas um pouco mais grossas, mantendo os núcleos e os cabinhos, para usá-las como decoração). Em uma panela aqueça a manteiga e frite nela as fatias de pêra (inclusive as reservadas para a decoração), por dois minutos. Adicione o açúcar e cozinhe até o açúcar derreter, virando as fatias muito delicadamente. Verta o conhaque sobre as pêras e flambe-as por um minuto, e depois transfira- as para um prato. Ponha-o de lado. Numa tigela, bata os ovos com o sal. Acrescente o creme de leite, o queijo esfarelado e a pimenta. Misture tudo. Disponha as pêras no fundo da massa pré-assada (exceto as reservadas para a decoração) e despeje o recheio cremoso sobre elas. Leve tudo ao forno e após 30 minutos, quando o recheio estiver firme, ponha as fatias reservadas sobre ele e deixe que a quiche acabe de assar. 
Obs: Como a minha amiga bem lembra, não trabalhe muito as massas de quiche. Amasse sempre com as pontas dos dedos, sem exageros, pra que a massa não corra o risco de ficar dura.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bolo de Banana com frosting de maracujá

Achei essa receita com o título de "A number 1 banana cake"...e sim, é um bolo que merece o título! A massa não tem muita diferença de outras massas de bolo de banana, mas a cobertura de maracujá , essa sim, agrega um sabor diferente e bem original ao bolo. Recomendo!
Anote aí a receita:

Ingredientes:

2 xicaras e meia de farinha de trigo
01 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xicara de manteiga sem sal
1 xicara de açúcar
3/4 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras amassadas
2/3 xicara de buttermilk*
1/2 xícara de nozes picadas

Pré-aqueça o forno a  175 graus C. Unte e enfarinhe uma forma redondas  para bolo. Em uma tigela pequena, peneire juntos a farinha, o bicarbonato e o sal e reserve.
Em uma tigela grande, bata a manteiga, o açúcar branco e açúcar mascavo até formar um creme. 
Junte os ovos, um de cada vez, e continue batendo.
Misture as bananas amassadas com um garfo  
Adicione a mistura da farinha alternadamente com o buttermilk à mistura de
bananas, misturando levemente. 
Acrescente as nozes picadas. Despeje a massa na forma preparada
Asse no forno pré-aquecido por 30 minutos. Retire do forno e coloque sobre uma gradinha para esfriar.

*Buttermilk: Para cada xícara de buttermilk que você for usar coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco na xícara medida, e acrescente leite até completar. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
Cobertura: Frosting de Maracujá 

1 1 / 4 xícaras (155g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
10 g de manteiga sem sal, amolecida
1 / 4 de xícara (60 ml) de polpa de maracujá 

Combine o açúcar de confeiteiro, polpa de maracujá e a manteiga amolecida em uma tigela pequena misturando até agregar. Leve ao banho maria  mexendo sempre até que se transforme em um creme liso e brilhante. Retire a tigela do calor. Espalhe o glacê sobre o bolo com uma faca lisa e deixe solidificar antes de partir.

terça-feira, 1 de março de 2011

A Colheita da Marula na África do Sul

Colheita do fruto do licor Amarula  mobiliza mais de 60 mil pessoas na África do Sul

Entre o fim de janeiro e o fim de março, no auge do calor africano, acontece a colheita da Marula, fruta mística que dá origem ao licor Amarula Cream. A atividade mobiliza mais de 60 mil pessoas no nordeste da África do Sul. Como a Maruleira – cientificamente conhecida como “Sclerocarrya birrea” –, não pode ser cultivada pelo homem, a prática adquire toques ancestrais, onde predominam o respeito pela natureza e a convivência do homem com outros animais.
Nesta época, a fruta verde da Maruleira atinge um tom amarelo claro. À medida que vai amadurecendo, emite uma fragrância intensa, tropical, que flutua na brisa quente do verão e atrai várias espécies de animais silvestres de milhas ao redor. Manadas de elefantes viajam durante dias para empanturrar-se com a deliciosa fruta madura. Por este motivo, a árvore de Marula é também conhecido como "A árvore do elefante". Como o calor provoca um processo de fermentação natural do fruto, é comum encontrar pequenos animais, principalmente macacos, levemente embriagados.
Rica em vitamina C, e com amêndoas contendo óleo natural, a suculenta fruta azeda tem diversos usos terapêuticos, no combate à malária, por exemplo, e mesmo na alimentação. Esses usos são muito anteriores à própria marca de licor, criada em 1989: estudos arqueológicos estimam que o fruto já fosse consumido há cerca 12 mil anos.
A planta ainda é reconhecida por propriedades afrodisíacas. Como curiosidade, as árvores são dióicas, ou seja, têm sexo determinado. Esse fato contribui para a crença entre povos locais de que uma infusão da casca pode ser usada para determinar o sexo de um feto. Se uma mulher quer um filho do sexo masculino, deve fazer uma infusão à base do fruto da árvore-macho, e, por uma filha, a árvore do sexo feminino. Se a criança do sexo oposto nasce, diz-se que é por ser muito especial, pois foi capaz de desafiar os espíritos.
Por fim, e naturalmente, a fruta é Ingrediente básico do licor Amarula Cream, cuja receita leva também o creme de leite e é apreciada em mais de 150 países, nos cinco continentes.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Suco de Limão, Hortelã e Gengibre - sob medida para um domingo de muito calor!

Copiado do cucchiaiopieno da minha querida Leinha. Fantástica limonada que fez a minha alegria e aplacou um pouco do calor que fez aqui ontem (e continua fazendo hoje!)  Pensa num suco delicioso, que refresca até a sua alma: é esse!!! Se você aí está sofrendo com o calor que nem nós aqui, vai correndo fazer, esse suquinho é um dos melhores que eu já tomei na vida!
Anota aí, que ficar só reclamando do calor não tá com nada!

Ingredientes para 1 litro e meio de suco

1 colher (sopa) de casca de limão orgânico
1 1/2 xícara (chá) de açúcar (usei apenas 1 xícara e ficou perfeito)
3/4 xícara (chá) de agua quente
1 1/2 xícara (chá) de suco de limão (usei 1 xícara só)
1 litro de agua fria (filtrada ou mineral)
1 pedaço pequeno de gengibre cortado em fatias
1 xícara (chá) de folhas de hortelã
Gelo a gosto

Modo de preparo:
Lave os limões, seque-os e rale fino. Em uma coqueteleira (se não tiver coloque dentro de um vidro com tampa), junte a casca de limão, o açúcar e a agua quente. Agite bem.
Transfira para o liquidificador, acrescente o suco de limão, a agua fria, o gengibre e a hortelã. Coloque bastante gelo e bata bem. Sirva.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

And the Oscar goes to...

Pizzas de salmão em formato de Oscar: parte do menu ibérico que será servido às celebridades

O Discurso do Rei é o favorito como melhor filme, Natalie Portman deve ganhar melhor atriz pelo extraordinário papel em Cisne Negro, e ainda temos o charmoso Javier Barden, a Rede Social, 127 Horas, A Origem e etc... Adoro cinema, fico alucinada com todas as indicações, mas como a minha outra paixão é a gastronomia, falemos sobre a comida que será servida aos participantes da festa. Veja essa reportagem do Globo.com:

"Los Angeles (EUA.), 24 fev (EFE).- A Academia de Hollywood investiu US$ 54 mil em 90 peças de presunto ibérico, cerca de US$ 600 por peça, que serão degustadas como parte do menu do Governor's Ball deste ano, o jantar oficial posterior a entrega do Oscar.
O chefe Wolfgang Puck durante a apresentação do menu para o jantar dos "oscarizados": paella, presunto ibérico e outras iguarias
"Encomendamos da Espanha. Os trazemos de diversas fazendas por todo o país", disse à Agência Efe Michael Panitch, um dos membros da equipe do chef Wolfgang Puck, criador junto a Matt Vencibenga de um menu inspirado em "sabores latinos".
Panitch confirmou que foram compradas 90 peças de presunto ibérico, ao preço de US$ 600 por peça.
O jantar do Governor's Ball contará com um sabor muito espanhol ao incluir 1,6 mil pratos de paella, um para cada convidado.
"Presunto e paella... será maravilhoso. Acho que a cozinha espanhola atualmente é muito famosa no mundo todo, portanto acho que é ótimo ter essa influência em nossa cozinha para a ocasião", disse à imprensa Puck, que comentou que não é difícil encontrar os ingredientes adequados.
"Podemos encontrar de tudo em Los Angeles, mas o presunto trazemos diretamente de lá. Tenho muitos amigos na Espanha, portanto não é complicado", acrescentou Puck.
Panitch explicou que o fornecedor do qual compram o produto é a empresa Newport Meat Company.
"Se dedicam à distribuição para restaurantes e grandes eventos como este", apontou.
Mini estatuetas de chocolate: criação do chefe Wolfgang Puck
A cerimônia do Oscar, que acontecerá neste domingo, será transmitida
ao vivo para mais de 200 países, não perca!
Fontes: http://entretenimento.uol.com.br e http://epocanegocios.globo.com/