sábado, 26 de março de 2011

Canapés de abobrinha italiana e gorgonzola

Estes canapés são deliciosos, embora possam não parecer!
Super fáceis pra você fazer hoje que é sábado por exemplo, e está a procura de um acompanhamento pra sua cerveja gelada, ou pro vinho especial que você vai abrir logo mais...
Canapés de abobrinha e gorgonzola, a melhor pedida!
Faça assim: Rale uma abobrinha italiana com casca no ralo grosso.
Misture então umas 100g de queijo gorgonzola amassado com garfo e uma meia xícara de Castanhas do Brasil trituradas e uma ou duas colheres de creme de leite - até dar liga
Tempere do jeito que gostar (sal e pimenta, melhor ser comedido, já que o queijo gorgonzola é bastante salgado)
Espalhe a mistura em cima de fatias grossas de baguete untadas com um fio de azeite!
Leve ao forno e vai ser feliz!
Bom fim de semana pra você!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Peixe Assado na folha de bananeira

Outro dia me deparei com uma linda bananeira, que após ter recebido uma boa dose de chuva, estava bem verdinha e exuberante. Não pensei muito, e resolvi levar uma daquelas "folhonas" pra casa para tentar reproduzir um peixe que eu comi em alguma praia da minha vida. Praia da qual já não me lembro mais, mas daquele peixe eu me lembro muito bem...
Caso você se sinta interessado, fiz da seguinte forma:
Separei um filé de peixe (se você mora no litoral com certeza vai achar um filé de peixe muito mais bonito que o este, claro que sim!) temperei com sal e pimenta do reino branca. Deixei tomar gosto por algum tempo. 
Depositei o meu filé de peixe gentilmente em cima da folha de bananeira, e cobri com uma pasta feita com as mesmas quantidades dos seguintes ingredientes: gengibre ralado,casca de imão ralada, coentro picado, coco ralado.
Reguei tudo com leite de coco e "embrulhei" o peixe na folha da bananeira Levei ao forno por alguns minutos, talvez uns 15...e...
E servi o meu peixe com arroz de manga
Nem preciso dizer que comi feliz da minha vida!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Caviar de Escargot - A nova sensação da gastronomia francesa

Inventado por um francês que ganhava a vida com   montagem de cozinhas, o Caviar de Escargot é a mais nova sensação gastronômica da França. 
Dominique Pierru, o gênio por trás do Caviar de Escargot, passou três anos aperfeiçoando sua invenção, depois de abandonar sua carreira como montador de cozinhas. Ele teve que encontrar uma maneira de "convencer" o seus 180.000 caracóis a colocarem uma  quantidade suficiente de ovos, em seguida, adequá-los e acondicioná-los em perfeitas condições. Não foi uma tarefa fácilmas agora o "De Jaeger" caviar é uma das iguarias mais cobiçadas dos restaurantes franceses.  
Atualmente Pierru tem vendido em torno de 300 a 400 kg do seu caviar por ano. E isso não é porque o caviar custa barato, pois um frasco de 30 gramas é vendido  por 39 euros, enquanto o de 50 gramas custa em torno de 80 euros.

Dominique e sua esposa decidiram inventar a bizarra iguaria após chegarem à conclusão que a agricultura tradicional de escargots não era um negócio viável. Agora eles só tem que importar os caracóis do leste europeu e esperarem que eles ponham seus ovos
O Caviar de Escargot é melhor servido com torradas ou sobre uma folha de sálvia, acompanhado de uma taça de champanhe.
E você? Gostaria de experimentar?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pão de Uvas, Nozes e Alecrim

Daqui: http://gourmets-amadores.blogspot.com

Vocês estão cansados de ver tanto pão por aqui? Eu sei, eu sei...mas o fato é que eu tenho uma certa mania de fazer pão...Tem gente que é assim...
Então, vamos de novo com um belíssimo e delicioso pão com uvas, nozes e alecrim...Tenho certeza que você vai gostar, olha só:

Ingredientes:
500 grs farinha de trigo
170 ml água morna
2 colheres chá fermento seco
1 colher chá sal, extra para polvilhar
100 grs açucar
2 colheres sopa azeite extra virgem, extra para pincelar

Recheio:
350 grs uvas pretas
85 grs nozes, partidas
60 grs açucar
2 colheres sopa alecrim, picado grosseiramente
Numa tigela grande, junta-se a farinha, o fermento, o açucar e o sal. Aos poucos, adiciona-se a água e o azeite, mexendo primeiro com um garfo e depois com as mãos. Amassa-se bem numa superfície enfarinhada por 5-7 minutos. (A massa é bastante húmida) Coloca-se a massa numa tigela untada com azeite, cobre-se com película e deixa-se levedar num local quente e seco por 1 hora ou até ter duplicado de tamanho.
Entretanto, numa tigela média misturam-se as uvas, o açucar e o alecrim picado. Quando a massa tiver levedado, dá-se um murro e divide-se a massa em duas partes iguais. Unta-se uma forma com marnteiga e polvilha-se com farinha. Coloca-se uma parte da massa no fundo e distribui-se metade do recheio por cima da massa. Cobre-se com a outra metade e pressiona-se com cuidado para selar as duas partes. Pincela-se com azeite e espalha-se o restante recheio. Cobre-se com um pano e deixa-se levedar mais 30 minutos.
Leva-se ao forno a 180ºC por 45-50 minutos ou até estar dourado. Retira-se do forno, polvilha-se com sal e deixa-se arrefecer sobre uma grelha metálica.
Rende: 1 pão grande

terça-feira, 22 de março de 2011

Compras Coordenadas...Coloridas, e Criativas!

Seria ótimo poder fazer compras no super mercado dessa forma...a cada semana escolheríamos uma cor, e viriam pra casa somente os produtos daquela cor...o ato, aliás chatérrimo de ir às compras ficaria muito mais simpático, e a dona de casa muito mais feliz!!!!
Mas nem tudo são flores, essa foi só um trabalho de arte do designer Marco Ugolini e do fotógrafo Pedro Motta, que resolveram transformar as compras do super mercado num verdadeiro arco íris
Eu confesso que jamais conseguiria, mas deixo você com a idéia dos rapazes. Adoro mentes criativas!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pão de Batata recheado com linguiça calabresa

Receita que veio da cozinha da Iliane onde só tem receita maravilhosa e muitas receitas boas de pão, vai lá pra você ver!
Nesse pãozinho a batata confere à massa uma textura muito macia e maleável, e  resulta num pãozinho muito fofo e saboroso, Se você também não resiste a um pãozinho feito em casa, pode fazer, é uma maravilha!
Para fazer os pãezinhos voce vai precisar de:

Para a massa:
- 1kg de farinha de trigo
- 3 ovos inteiros
- 1 copo de leite morno - 250ml
- 1/2 copo de óleo
- 4 colheres de (sopa) de açúcar
- 1 colher de (sopa) de sal
- 20g de fermento instantâneo para pão (dois envelopes)
- 500g de batata cozida não muito mole e espremida

Recheio: 
- 500g de calabreza moida
- 1 cebola grande ralada em ralo grosso ou picadinha
- 1 xícara de (chá) azeitonas verdes picadas
- 2 colheres de (sopa) de orégano

E vai preparar assim: 

Dissolva o fermento no leite morno. Coloque no copo do liquidificador o açúcar, sal, óleo, ovos e o fermento e bata bem.
Em uma bacia junte a farinha de trigo a batata e o líquido do liquidificador
Amasse tudo muito bem, deixe a massa descansar até dobrar de volume, misture a calabreza moida com os outros ingredientes, faça bolinhas e recheie os pães. Modele os pães a seu modo, coloque em assadeira untada com maragarina, deixe crescer novamente,passe gema em todos eles e leve para assar em forno pré aquecido até que estejam dourados

OBS: A postagem que estava programada para hoje " O cinema vai à mesa" simplesmente desapareceu no blog, peço que se alguem souber como solucionar esse mistério, me ajude, por favor...enquanto isso, vamos saboreando este pãozinho, que só iria aparecer amanhã...hehehe...melhor pra nós!

domingo, 20 de março de 2011

Caipiroska de Frutas

Caipiroska de frutas...um drink tropical que combina bem com o nosso país e muito mais com um domingo preguiçoso de sol como amanheceu hoje...Pega aquela garrafa de vodka guardada pra ocasiões especiais (aquelas vodkas com aroma de frutas são perfeitas), meça uma dose, acrescente as frutas que você mais gosta (sugiro abacaxi, limão, lima da pérsia,tangerina,morangos,kiwi,uvas) uma colher de açúcar, dê uma ligeira "amassada", junte bastante gelo, misture...yesss, seu drink está pronto!
Chame os amigos, o marido, a família, o namorado, ou faça pra você mesmo...refresque-se nesse domingo de sol...mas não se esqueça: aprecie com moderação!
Bom dia, bom domingo pra você!