sábado, 30 de abril de 2011

Bolo de Fubá Maravilhoso da Iliane

Essa foi a primeira das muitas receitas maravilhosas da minha querida amiga Iliane que eu fiz...isso foi hà muito tempo atrás, mas este bolinho nunca saiu de cena aqui em casa...volta e meia ele aparece, porque como o próprio nome diz, é um bolo de fubá maravilhoso! 
Aproveita que hoje é sábado e faz esse bolinho gostoso pro seu café da manhã!

Ingredientes

- 4 ovos inteiros
- 1/2 lata de creme de leite
- 1 vidro de leite de coco
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de queijo ralado
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liqüidificador e bata por 5 minutos.
Coloque a massa em forma de pudim (com buraco central) untada com óleo  e polvilhada com fubá. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, e deixe assar por no mínimo 30 minutos ou até que, o bolo esteja dourado e ao enfiar um palito ele saia seco.

Desenforme depois de frio.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Macarrão com carne de porco à thailandesa

De inspiração thai, esse macarrão é uma refeição super rica...

200g de carne de porco magra
02 colheres de sopa de molho de soja
03 dentes de alho finamente picados
01 colher de chá de gengibre fresco picado
1 pitada de pimenta caiena
350g de linguine
02 cenouras médias descascadas e fatiadas
02 colheres de sopa de óleo divididas
02 ovos grandes, batidos
200g de brotos de feijão
01 colher de coentro bem picado

Em um caldeirão, ferva 4 litros de água. Enquanto isso, corte a carne de porco em tiras de 0,5cm de espessura. Em uma tigela média, tempere as tiras de porco com o molho de soja, o alho, o gengibre, e a pimenta caiena. Deixe tomar gosto por 20 min.
Cozinhe o linguine e as cenouras juntos na água fervente até ficarem "al dente"
Em uma frigideira grande, aqueça uma colher de sopa de óleo, em fogo moderado. Verta aí os ovos e frite-os até a parte de baixo ficar pronta. Vire-os e cozinhe do outro lado. Transfira essa omelete para um prato e corte-a em tiras de 1cm, reserve.
Na mesma frigideira, aqueça o óleo restante em fogo alto. Acrescente as tiras de porco e refogue-as até dourá-las levemente.
Junte os brotos de feijão, e cozinhe por mais 1 minuto.
Escorra o linguine, e as cenouras tranfira-as para uma travessa. Acrescente o refogado de porco, as tiras de omelete e o coentro. Misture tudo com delicadeza e sirva.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A charmosa cidade de Edam na Holanda e o Queijo do Reino...de presente pra você!

Resgatando a série " Cidades de Sonhos", o Eternos Prazeres apresenta aos seus leitores a linda e super charmosa cidade de Edam, na Holanda, onde é fabricado o queijo do mesmo nome.
Venha comigo, vamos viajar...
A associação mais óbvia com o nome da cidade de "Edam" é o seu queijo. Durante séculos, os queijos redondos conhecidos como Edam foram enviados à partir desta cidade para todos os cantos do mundo.
Nessa cidadezinha O mercado do Queijo, bem restaurado, tem seu lugar de honra.
Edam é uma cidade com uma rica história. Tudo começou no século 12, quando os agricultores e os pescadores se estabeleceram ao longo do rio Ye. Este povoado primitivo desenvolveu-se numa cidade cada vez mais próspera à partir do século 17.
A construção naval teve um papel importante neste crescimento.  Edam tinha 33 navios-estaleiros muitos navios famosos. Um bom exemplo é o "Halve Maan", o navio que o inglês Henry Hudson navegou em 1609 ao tentar descobrir uma rota norte para as Índias Orientais. Uma tentativa inútil, de fato, porque ele terminou na ilha de Manhattan!
Ao lado da construção naval, o comércio foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento próspero de Edam. Juntamente com a Amsterdã, Hoorn e Enkhuizen, Edam foi uma das cidades comerciais mais importantes da Holanda. Hoje Edam é uma cidade com arquitetura autêntica do século  17, prova convincente de seu rico passado. Ao andar pelas ruas antigas e canais calmos, pode-se facilmente imaginar como seria uma cidade holandesa séculos atrás. Os bem conservados edifícios, praças, pontes e monumentos capturam e prendem a atenção do visitante.
Um passeio no passado... as casas de chá sobre a Schepenmakersdijk  a torre inclinada Carillon (1561), o museu histórico com a adega flutuante, a represa, a Prefeitura de Edam e a Grande Igreja, esta que é uma das maiores igrejas nos Países Baixos, possui uma extraordinária coleção de vitrais ricamente coloridos que datam do século 17.
Agora que você já "foi" à Holanda, vamos conhecer o nosso Queijo do Reino, fabricado no Brasil, seguindo os moldes do queijo Edam holandês:
Produto originário da cidade de Edam, que acabamos de conhecer, este queijo recebeu o nome de "Queijo do Reino" pelo fato de ser trazido do "Reino" de Portugal, na época do Brasil Colônia, acondicionado em latas esféricas, para suportar os rigores da viagem nas caravelas portuguesas.
Ele era uma exclusividade que a sociedade daquela época presenteava aos amigos, com os melhores augúrios e sorte na vida.
Na Holanda ele recebe uma cobertura de cera vermelha e tem consistência firme. No Brasil, é embalado em latas ou é tingido de vermelho e tem formato de bola.

E o melhor de tudo:

A fabricante dos deliciosos queijos Tirolez estará oferecendo um prêmio aos seguidores do EternosPrazeres: um delicioso mini Queijo do Reino, entregue no endereço do felizardo!
Vamos fazer assim:
Escreva uma frase bastante criativa que tenha como tema viagem, deixe seu nome completo, endereço de email, cidade e estado (dentro do território nacional) nesse post, e quem sabe esse  delicioso queijinho pode ser seu? Até dia 02 de Maio à meia noite ok? 
Não vai haver sorteio, o autor do "coment" mais criativo e original leva o queijinho do Reino de presente!
Estou torcendo por vocês!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Pão de fubá e leite de coco


Foi lá do nacozinha da minha querida amiga Gina, que veio essa receita. Um pão de textura muito macia, e com um sabor leve e adocicado.
Vocês podem não perceber, mas meu forno anda meio desregulado, destemperado, desengonçado...e todos os "des" que você puder imaginar...e isso causou alguns pequenos defeitos nos pães...mas nada que comprometesse o resultado final...
A receita da Gina é essa, se você também gosta da boulangerie, toma nota

200 ml de leite de coco
2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo (usei de canola)
560 g de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá (farinha de milho)
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de leite em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de erva-doce (opcional -ela não usou, e eu também não)
2 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco

Preparo:

Bata os ovos com o leite de coco.
Ponha os ingredientes na MFP (máquina de fazer pão) na ordem que são apresentados. Escolha o tamanho de 900 g ou aproximado, a cor desejada e o ciclo normal (para fazer o ciclo completo).
Se desejar usá-la só para bater a massa, utilize a opção “massa”. Retire, modele, deixe descansar uns 10 minutos, polvilhe fubá e faça uns talhos, levando ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. ou...faça um trabalho braçal, como eu:
Forno convencional: Coloque o fermento, 2 colheres de chá de açúcar e 1/2 xícara de leite de coco morno e deixe levedando 15 minutos. Após esse tempo, misture-o aos demais ingredientes. Trabalhe a massa até torná-la elástica, sem exagero. Deixe crescer até dobrar de volume e siga os demais passos para assá-lo.
O modo de fazer está exatamente como na receita que a Gina publicou, mas eu não tenho e acho que nem pretendo ter MFP...gosto de fazer pão na mão mesmo...talvez seja meu modo de relaxar...

domingo, 24 de abril de 2011

Verrines de Morango e Chocolate Branco

Essa foi a sobremesa que tivemos na Páscoa, Verrines que na receita original seriam de chocolate meio amargo, substituí por chocolate branco, para agradar à família. 
Ficou perfeito, além de bem bonitas na mesa. 
Sugiro as verrines para uma mesa festiva...sem dúvida você vai agradar!
INGREDIENTES GANACHE DE CHOCOLATE: 
300g chocolate branco
300ml creme de leite
25ml licor-laranja
 


MODO DE PREPARO:
Derreter juntos o chocolate e o creme de leite.
Juntar o licor e misture bem.
 

INGREDIENTES MOUSSE:
Metade receita de ganache
1 xícara de chantilly
 

MODO DE PREPARO:
Misturar delicadamente todos os ingredientes. 

INGREDIENTES RECHEIO:
300g frutas vermelhas (morangos ou mirtilhos, amoras, etc)
25g açúcar refinado
 

MODO DE PREPARO:
Levar todos os ingredientes ao fogo e misturar bem por alguns minutos. 

INGREDIENTES CRUMBLE:
50g manteiga
50g farinha rosca
50g açúcar
50g nozes (trituradas)
 

MODO DE PREPARO:
Misturar todos os ingredientes até formar uma farofa.
Espalhar sobre um tabuleiro e levar ao forno até dourar.
Quando frio quebrar grosseiramente.

MONTAGEM:
Em pequenas taças começar com uma camada de mousse de chocolate.
Uma camada de recheio
Uma camada de ganache.
Finalizar com o crumble