segunda-feira, 30 de maio de 2011

Frango Teriyaki

Meus caros amigos, minhas queridas amigas:
 
Em primeiro lugar venho pedir desculpas a todos pela minha total falta de tempo e condição de visitá-los com toda a consideração que vocês todos merecem, mas, como eu disse no post anterior, minha vida está uma verdadeira correria...devo voltar ao normal em meados de junho, me aguardem, por favor!
 
Para não deixar o blog vazio, mostro a vocês hoje o delicioso almoço de domingo. mesmo a mil, eu arranjei um tempinho pra fazer uma comidinha rápida e gostosa. Um franguinho com base oriental, que eu recomendo a todos! Copiei do http://traineedecozinheira.blogspot.com/, da minha querida Maura, que por sua vez copiou do maravilhoso http://technicolorkitchen.blogspot.com/, que dispensa apresentações!
 
Ingredientes:
(xícara medidora de 240ml)
2 colheres (sopa) de saquê
1/4 de xícara de mirin (vinagre de arroz)
1/4 de xícara de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro 
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
4 cebolinhas, somente a parte branca, em rodelinhas
Algumas gotas de óleo de gergelim
800g de coxa de frango (sem pele e sem osso), em pedaços de aprox. 1-3cm
1/2 colher (sopa) de óleo vegetal de sabor neutro
Pimenta-do-reino moída na hora
1 punhado de salsinha picada
Arroz para acompanhar e sementes de gergelim pretas e brancas para dar um saborzinho.

Modo de fazer:
Em uma tigela que caibam todos os pedaços de frango (esqueci de cortá-los), misture o saquê, o vinagre de arroz, o shoyu, o açúcar mascavo, o gengibre, a cebolinha e o óleo de gergelim. Junte o frango e misture, virando, para que todos os pedacinhos fiquem cobertos com a marinada.
Reserve por 15-20 minutos.
Aqueça o óleo em uma frigideira grande (com tampa) e, com o auxílio de uma escumadeira, remova o frango da marinada e transfira para a frigideira. Refogue até que os pedaços de frango pareçam cozidos do lado de fora.
Despeje a marinada sobre o frango, deixe ferver e então tampe e abaixe o fogo, e deixe cozinhar por 5-10 minutos ou até que os pedaços de frango estejam cozidos e o molho engrosse levemente.
Junte a pimenta e a salsinha, misture e sirva.
 
Como estou com viagem marcada para quarta feira, acho que já vou me despedindo de todos, e deixando o meu Até Breve!!!