sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pão Trançado com de tomate seco, azeitonas, queijo e manjericão

Um de pão perfeito, recheado com meus ingredientes preferidos...tomates secos, mozzarela de búfala, azeitonas, e manjericão...deliciosa e perfumada receita que veio lá do http://chocorango.blogspot.com/
Ingredientes:
300g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento seco instantâneo
120ml de água morna
1 ovo
2 colheres (sopa) de azeite


Recheio:
6 tomates secos 
3/4 de xícara de folhas de manjericão fresco
mozarella de búfala
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas

Para Pincelar:
1 gema
1/2 colher (chá) de água


Preparo:
1. Em uma tigela, misture a farinha, sal, açúcar e fermento. Junte a água ligeiramente morninha, o ovo e azeite e bata com o batedor de gancho por cerca de 10 minutos (se preferir, sove com as mãos ou utilize o ciclo de amassar da MFP) até formar uma massa homogênea e lisa. Coloque a massa em um saco plástico e amarre bem. Deixe em um local sem corrente de ar por 2 horas (pode ser dentro de um armário de cozinha).
2. Depois desse período passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove delicadamente para retirar todas as bolhas de ar, acrescentando farinha conforme a massa pede. NÃO acrescente muita farinha ou a massa ficará pesada. 
3. Abra a massa em um retângulo arredondado, recheie com os queijos, tomate e por cima o manjericão.  Coloque em uma forma untada, pincele com a gema e água misturadas e deixe crescer por mais 30-40 minutos dentro do forno. Asse em forno 180˚C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva morninho.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tomatina - a guerra de tomates na Espanha

A pequena cidade de Buñol, em Valência, no leste Espanha, é palco há 66 anos da Tomatina, festa que ocorre sempre na última quarta feira de agosto.
Infelizmente, o espirito da festa tem mudado a cada ano. O que antes era uma festa reservada, hoje virou uma batalha  com cerca de 45 mil jovens procedentes do mundo inteiro se enfrentando nas estreitas ruas do povoado, esgotando rapidamente as 120 toneladas da hortaliça.
Os tomates voam de um lugar para outro, sem um alvo certo. Pessoas próximas ou distantes, espectadores e convidados oficiais em janelas, jornalistas e fotógrafos, qualquer um é alvo. Pouco a pouco tudo ganha tom vermelho do tomate triturado.
Há muitos anos, quando a festa era reservada, os participantes caminhavam juntos até o rio para livrarem-se dos restos de tomate. Agora, eles preferem pagar pelas duchas públicas, mas nada que abale o espírito da 'Tomatina', uma loucura impossível de imaginar em outro país.


Cada um na sua não é? Mas com esse tanto de tomate não seria melhor fazer um bom molho, ou já que estão na Espanha, um maravilhoso gazpacho?

Fonte: msnnoticias

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Enroladinhos de salsicha e uma massa super fácil

A receita dessa massa de salgados que vem do famoso blog Panelaterapia, é melhor coisa que já foi inventada pra fazer um salgadinho ou pão recheado bem rápido e sem stress nem canseira. Não tem nada de sovar, esperar, nem esticar...é fácil e rápida, aliás, como tudo na vida devia ser...
Já fiz muita coisa com ela, mas esses enroladinhos de salsicha são os preferidos aqui em casa...e quem sabe podem se tornar os seus preferidos também?

Massa para salgados assados

Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo

1 e 1/2  xícaras de água morna
1/2 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher  (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (não é fermento de bolo, é o de pão)

Misture: o óleo, o açúcar, o sal e o fermento, junte a água morna, em seguida a farinha de trigo aos poucos, com as pontas dos dedos, não é preciso sovar muito, só alisar a massa. Faça os salgados que preferir, pincele gema de ovo e leve ao forno.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Caber cabe, você é que não sabe arrumar...

Com a profissão em alta, esses caras bem que podiam se canditar a "personal organizer"...iam ganhar um dinheirão!
Caber cabe, você é que não sabe arrumar!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bolo de Biscoitos Oreo


Já fiz esse bolo vezes sem conta; quando os meninos eram pequenas e sempre pediam, e depois que eles cresceram, e continuaram pedindo...
Talvez não seja mais novidade pra ninguém, mas como por aqui sempre aparece gente nova, achei que valeria à pena mostrá-lo.
Pra começar a semana é sempre bom ter um bolinho pra alegrar o café da manhã, o lanche da tarde no escritório ou o copo de leite antes dormir...então...caso você ainda não tenha, anote a receita!

BOLO DE BISCOITOS OREO

Ingredientes:
225g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
85g de manteiga sem sal, cortada em pedaços
170g de açúcar
2 ovos, batidos
1 xícara (240ml) de iogurte natural 
1 colher (chá) de essência de baunilha
80g de biscoitos Oreo (ou Negresco), quebrados grosseiramente

Modo de Fazer:
1) Pré-aqueça o forno a 180° C e unte uma assadeira redonda de 20cm, com furo no meio.
2) Peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
3) Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e cremoso. Derrame os ovos aos poucos, cerca de 1 colher (sopa) de cada vez, batendo constantemente durante aproximadamente 2 minutos.
4) Na velocidade baixa, misture 1/3 da mistura de farinha apenas até misturar. Acrescente metade do iogurte e bata. Depois acrescente metade da mistura de farinha restante, seguida pelo iogurte restante, e a essência de baunilha. Por fim, acrescente o restante da mistura de farinha.
5) Por último, com uma colher, misture os biscoitos quebrados.
6) Derrame a massa na assadeira preparada, distribua os Oreos inteiros por cima e asse por cerca de 40 minutos, até que um palito inserido no meio saia limpo.
7) Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Desenforme e aproveite!

domingo, 28 de agosto de 2011

Batatas ao estilo Cajun


Chega de Galinha Preta!!!!
Vamos comer Batatas...Batatas ao estilo cajun...maravilha que eu copiei do conhecido blog  Asopaipas.
Temperadas na medida certa, com tudo que existe de gostoso nesse mundo: alho, cebola, orégano, pimenta cayena e páprica.
Anota aí pra você fazer e me dizer se essas batatas não são incríveis:

Batatas ao estilo Cajun

Ingredientes:
Batatas
Azeite de oliva
sal
páprica
pimenta de Caiena
orégano
Cebola em pó
Alho em pó

Instruções:
Corte as batatas ao seu gosto, dependendo do quantidade que te atenda.
Vamos incorporar o sal e um pouco de azeite.
Então nós vamos adicionar todos os outros temperos na quantidade correspondente às batatas que você tem, e ao seu gosto. 
Misture bem para que as batatas e temperos estejam devidamente mesclados
Leve ao forno pré aquecido, em temperatura alta, até que fiquem douradas.