segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Não sabe o que fazer com a sua árvore de Natal? Siga as dicas do Chef

Não só na Dinamarca, mas em quase todo o mundo o pinheiro de Natal é um ícone desta celebração: juntamente com o Papai Noel e a neve caindo (no hemisfério norte, logicamente).
Depois de fazer a alegria de todas as casas, fazendo parte da decoração, e servindo de abrigo aos presentes e enfeites, logo depois da festa as árvores de Natal são abandonadas e descartadas como se fosse lixo. 
"Não é uma vergonha?" diz René Redzepi Chef - Proprietário do restaurante Noma, de Copenhague, tido atualmente como o melhor restaurante do mundo. A natureza leva anos para produzir algo que vamos descartar com tanta facilidade...Porque não fazer melhor uso dessas árvores tal qual fazemos com todos os outros frutos da terra?" - complementa o Chef. 
"Isso soa muito estranho, pois para nós, ocidentais, a figura da árvore de Natal soa como algo muito próximo, quase como um animal de estimação." Ninguém pensa dessa forma mas no meu restaurante, usamos as agulhas como uma especiaria.
Você pode cozinhar com um ramo de pinheiro ou abeto como faria com um raminho de alecrim ou tomilho. Não seria bonito se as famílias se reuniam depois do Natal, as decorações festivamente removidas e então cortassem as "agulhas" dos pinheiros para dar sabor a sua comida?
As "agulhas" podem ser secas moídas como um pó tornando-se uma especiaria muito aromática. Polvilhe o pó em massa de biscoito, adicione um pouco no arroz ao cozinhá-lo, ou mesmo esfregue-o sobre o frango antes de assar. Agulhas secas podem até mesmo serem usadas para defumar a carne, quando então você pode usar a madeirada da árvore para acender o fogo.
Ramos de pinheiros jovens também podem ser usados ​​para dar sabor. Da próxima vez que você fizer espinafre ou outras verduras no vapor, jogue as "agulhas" no último minuto para dar um aroma leve e uma sensação de limão no prato.Ou use as agulhas de pinheiro para aromatizar a manteiga ao grelhar seu bife. As agulhas de pinheiro são úteis em muitos outros pratos também. Peixe fresco, feito no vapor e coberto de "agulhas" frescas, absorve o aroma da floresta e dá uma linda cor esmeralda em sua carne. As "agulhas" funcionam muito bem também em óleos e vinagres, condimentos que usamos muito em nosso restaurante.
A cada ano mais de 100 milhões de árvores são produzidas para o Natal em todo o mundo. Considerando que se leva de 8 a 12 anos para produzir uma árvore de tamanho decente, parece inútil simplesmente descartar essa recompensa após apenas algumas semanas ao usá-las como ornamentação. Eu não quero pregar. Quero apenas ressaltar que a comida está em toda a parte, que uma árvore é mais que um símbolo ou uma decoração: é comida deliciosa!"

Nesse vídeo ele ensina a preparar os deliciosos aspargos ao perfume de abeto
Confesso que fiquei com água na boca!

10 comentários:

  1. Renata,
    Total novidade para mim, não sabia dessa possibilidade, nem imaginava. Muito boa dica, ótimo post.
    Boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Re,

    A idéia do chef é realmente interessante, vou passar a considera-la, com relação aos meus pinheiros. Por falar em pinheiros, eu não descarto os meus, já que nós não costumamos comprá-los sem as raízes, como eles. Mas, exceto por um, de uma determinada espécie, que plantamos e hoje está imenso, os demais não resistem muito além do Natal. O deste ano sequer alcançou o Natal, rsrs.

    Beijoca, bom dia e boa semana, dear.

    ResponderExcluir
  3. Nem eu resisto...deu água na boca...também fiquei surpresa com as possibilidades de uso dos pinheiros, quem diria.

    Queria morar perto de você, tomaria emprestado os livros que lê...esse de agora deve ser lindo!

    Uma excelente semana, vamos começar o ano, né?!

    ♥Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Renata,
    Gostei da sugestao do chef... Tambem me deu agua na boca : ) Um bom Ano de 2012 para si e toda a sua familia.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Linda
    Que bom saber que a tua joia está retornando! Que alegria!
    Sou apaixonada por aspargos - hummmmm!
    Vi em um jornal que em uma cidade daqui uma floricultura estava passando nos pontos do lixo para recolher os pinheiros abandonados, pois irão cuidar deles para vendê-los no próximo Natal - achei o máximo!
    Bjos querida
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Nossa Rê onde vc acha essas coisas hem menina!!! Que novidade interessante, belo aproveitamento, e de fato vendo a forma como ele faz, e o resultado final é show, me deu água na boca miga hehe. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente, uma ideia toda nova. Experiências novas nos mantêm acordados. O negócio é experimentar!
    Boa semana,

    ResponderExcluir
  8. Renata, não sei se usaria as agulhinhas do pinheiro para cozinhar, mas eu amei a decoração do prato com os galhos do pinheiro! rs rs rs Beijos e uma linda semana! Paual

    ResponderExcluir
  9. quelle magnifique présentation, ça ne peut être que délicieux
    bonne journée

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!