terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de Fevereiro...Dia de São Valentim

Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este
mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. 
Uma das histórias retrata São Valentim como um simples mártir que, em
meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. 
Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Isto porque, na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo. Numa tentativa de fazer uma transição entre paganismo e cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados dos jogos da Lupercalia por nomes de santos e mártires. Assim, conciliavam as festividades com a religião que professavam, aumentando a aceitabilidade por parte dos Romanos. São Valentim não foi exceção e, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos namorados.
Sendo lenda ou não, o importante é comemorar, comemorar o amor entre homem e mulher, entre pais e filhos, entre amigos e para amigos...e é então neste clima, que mesmo sem ser pra nós no Brasil, mas sendo comemorado em tantos outros países, 
Happy Valentine´s Day!
Feliz San Valentin!
Joyeux St Valentin!
Felice San Valentino!

14 comentários:

  1. Renata,
    Bom dia e Feliz dia de São Valentim.
    O mais importante é a lição que podemos absorver que é "acreditar no amor e cultivá-lo todos os dias" e essa lição anda muito esquecida.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. É um feriado muito comercial.
    O amor deve ser comemorado todos os dias.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Buon San valentino a tutte ed a tutti, ciao

    ResponderExcluir
  4. Renata querida,
    Gostei de saber essas curiosidades.
    E, sou como você: o importante é comemorar, sempre.
    Bj e happy valentine's day,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Boas e belas informações, que eu não tinha!
    Feliz Dia de S. Valentin, procê e os seus!
    Bjssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana!!! bacana mesmo e eu como professora numa época sem Google, adorava pesquisar o significadao de tudo e olhe, eu consegui. Hoje eu tenho Google, mas dão-me pronto. Parabéns! Valeu! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Renata, Happy Valentine's day.
    Não importa em que data, o AMOR
    é essencial para a vida, seja qual fôr a relação. E é sempre bom lembrá-lo e comemorá-lo.
    beijocas Gina

    ResponderExcluir
  8. Gostei de saber o que não sabia, Eternos Prazeres também é cultura porisso que amo seu blog minha amiga, mas antes dele amo vc viu?? hehe Afinal hoje é dia de amor, a todas as pessoas que admiramos, mesmo que a distância e por trás de uma tela de computador. Linda imagem Rê. Bjocas. Happy Valentine's Day

    ResponderExcluir
  9. Olha só amiga, eu não sabia dessa história, que legal!
    Tive um dia que se chamava Valentim e como somos descendentes de italianos, achava que era um nome comum italiano, mas tem história por trás então. Legal!
    um beijo grande, carioca

    ResponderExcluir
  10. Renata, que bom saber sobre S. Valentim, não conhecia.
    Então Viva o Amor sempre!!!
    Ótima tarde querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Renata,
    Viva o Amorrrrrr... Ja sabia da historia, agora se e' lenda ou não também não sei : )

    Feliz dia de São Valentim para ti também amiga.

    Beijinhos grandesss

    ResponderExcluir
  12. Renata querida! muito amor para todos...bjs

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!