sábado, 30 de junho de 2012

Receitas culturais

Tela Medusa Murtola, de Caravaggio

Hoje me dei uma folga...folga para fazer um pouco daquilo que tanto gosto...
Cozinhar, ir ao cinema, ler um bom livro, visitar museus, exposições, concertos de música, viajar... são alguns dos meus maiores prazeres... 
Hoje não fui à cozinha, mas em compensação meu sábado foi repleto de momentos enriquecedores, e se você também se identifica com este tipo de manifestações artísticas, então venha comigo!
Uma de sua mais famosas e controversas obras: São Francisco em Meditação

Comecei o meu dia na exposição que foi montada aqui em Belo Horizonte denominada "Caravaggio e seus Seguidores", onde importantes obras do pintor italiano ilustre podem ser apreciadas e onde com certeza podemos comprovar a magnitude de sua pintura. Se você mora na cidade eu recomendo muitíssimo, e se mora em São Paulo, aguarde, que a exposição será mostrada também no Masp em finais de Julho.
Agora a noite, aproveitando os ares italianos que sopram por aqui, fui assistir ao novo filme de Woody Allen: Para Roma com Amor, filme do qual sinceramente não gostei, pois na minha opinião a Cidade Eterna não combina muito bem com uma comédia sem fundamento...Mas o fato de poder rever a minha querida cidade vale o filme, e toda a trapalhada que ele mostra...por favor, não quero desanimá-lo, se você gosta do diretor novaiorquino,eu digo que não deixe de assistir...rever Roma é sempre um prazer! 

E por fim, não poderei esquecer de outro tipo de espetáculo que aprecio muitíssimo: a Ópera! 
Não torça o nariz, ir à ópera é uma questão de apurar seu bom gosto, de desenvolvimento intelectual...muito pelo contrário do que muita gente pensa, as óperas quando bem montadas e interpretadas são sinônimo de espetáculo de intensa riqueza cultural.
Ontem tive o prazer de poder assistir à montagem de "Tosca", de Giacomo Pucinni, que estreou em Roma, no ano de 1900, e depois disso ganhou o mundo sendo representada nos mais diversos países.

Se você esperava ver uma receita de comida, espero que não tenha se decepcionado ao ver aqui hoje receitas de entretenimento e cultura, que afinal, servem para alimentar a alma e o intelecto, você não concorda?

16 comentários:

  1. Olá Renata,
    Saudade de seus posts.
    Que bom acontecerem tantas manifestações artísticas que atendem às suas preferências, aqui seria impossível, ficaremos à espera que se lembrem de nós.
    Beijo,
    Vâvia

    ResponderExcluir
  2. Belo espetáculo cultural você nos proporcionou. Caravaggio é excelente! Tenh-o num livro de arte. Wood Allen é bacana, mas, como vc disse ouvi pessoas que disseram não ter gostado do filme e quanto a ópera, só conheço de leituras e de filmes. Amei sei post! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei vir aqui...estava pensando em ir assistir a esse filme so que nao estava muito animada...vou esperar outros filmes
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Te ha cundido el fin de semana, muy cultural, que no todo va a ser cocinar, verdad?
    Besos.

    ResponderExcluir
  5. Re não tem como se decepcionar com vc amiga, se não tem suas deliciosas receitas, tem deliciosos posts como esse, tbém adoro ópera sabia? São tocantes e na maioria delas me emociono e choro hehe. Um bom filme ou peça de teatro, uma ópera, um passeio com a familia são sempre bemvindos e prazerosos. Gostei do post. Bjos excelente domingo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Re,

    Decepcionar com este post? Muito pelo contrário, adorei! rsrs. Você tem mesmo muito bom gosto, eu me daria o mesmo prazer, exceto talvez pelo filme de Woody Allen, do qual já tinha ouvido outras críticas desanimadoras. Adoro Woody allen, mas acho que vou passar este, rsrs. Quanto ao resto, temos identificação total!

    Beijo e ótima semana, darling!

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata
    Que bom que este fim de semana intenso nutriu sua alma e espirito. Não é só de alimentos que o corpo precisa....nada como degustarmos essas delicias que nos fazem felizes...nada como qualquer manifestação de arte para nos satisfazer, não importa que seja música, pintura, leitura, dança, representação,culinária ou etc..etc... O que importa é abastecer nosso corpo, nossa alma e nosso intelecto com o que nos datisfaz e nos dá prazer.
    Uma das minhas formações é em Artes na faculdade de Belas Artes aqui em São Paulo, então entendo bem o que vc sente. Também amo artes, livros e viagens.....que me deixam tão bem alimentada como um belo prato culinário.... Beijinhos da Gina

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida Renata, concordadíssimo!
    A alma e a mente tb precisam de alimento e vc foi buscar alimentos de primeira para a sua alma e intelecto. Faça-o sempre. Nossos horizontes se alargam, se transformam e nos tornamos bem melhores.
    Bjsssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  9. Uau!! Seu fim de semana foi estupendo!! Ainda não assisti a esse filme do Wood Allen, mas o restante foi muito dígno! Acho que o brasileiro que não curte música erudita ainda não teve oportunidade para ouvir ao vivo - faz toda a diferença, pois era assim que antigamente era ouvida. A melhor soprano brasileira, tem 14 anos e não mora mais aqui. Foi para uma apresentação em Londres e lá ficou. Definitivamente o brasileiro curte o que a mídia lhe joga. Melhor que separasse o joio do trigo e refinasse seu gosto, mas daí é querer demais! Se quiser apreciar a Paula Eduarda, uma amostra http://youtu.be/d1RANC9-q7A
    Renata, obrigada pelas palavras carinhosa no "Luz". Eu amo cozinhar, mas não sei tanto quanto as minhas amigas blogueiras. Eu venho aqui e sugo tudinho! (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Renata,
    Ótima programação. Sempre que posso, faço um programa como esse seu.
    O filme do Woody Allen está na minha lista. Vou vê-lo nessa semana. Gosto demais dele como diretor, e espero descobrir coisas boas no filme. Nem que sejam somente as paisagens de Roma.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata!
    Que nada menina, a cultura alimenta a alma. Adorei seu post e suas impressões sobre estas obras primas. Quanto ao filme, depois de Paris fica complicado e só em ser uma comédia já descaracteriza um pouco o ar histórico de Roma.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  12. Renata querida! que delícia se permitir tudo isso...alimentando a alma, existe algo melhor? parabéns por esta "grande respirada" e boa semana para ti! beijos...

    ResponderExcluir
  13. Oi Xará! Finalmente voltei, tava morrendo de saudades :) Que banho de cultura, hein!
    Já vi que vc se aventurou à volta aos estudos, dou a maior força, muito bom isso! E as delícias que tenho perdido.... espero conseguir colocar minhas leituras em dia rsrsrs
    Obrigada pelo carinho de sempre!
    bjssss

    ResponderExcluir
  14. Que sábado maravilhoso beijos

    ResponderExcluir
  15. Fazer o que a gente gosta é sempre bom, legal seu passeio, quanto ao filme do Wood Allen, depois do seu cometário desisti de ir ver, mas quanto ao resto, me parece que foi bem divertido!!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  16. Nossa.. Muito bacana o site. Parabéns. Acabo de encontrar e vou ler tudo que posso. Gostei bastante do estilo e dos temas abordados.Continue sempre.

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!