domingo, 19 de agosto de 2012

Jardim Botânico do Rio de Janeiro...valeu a pena ter ido!

Na minha última visita ao Rio de Janeiro, fiz questão de visitar mais uma vez, e desta vez com um olhar mais atento e mais sensível, esse que é um dos muitos cartões postais dessa linda cidade.

Situado no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937, em razão de sua importância histórica, cultural, científica e paisagística.
Considerada como uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, com uma grande diversidade de espécies vegetais nativas e estrangeiras, distribuídos em uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas, em 1991, a UNESCO o definiu como área de Reserva da Biosfera.

Um pouco de história não faz mal à ninguém, então preste atenção:

"Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde D. João VI.
Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.
Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater."

Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.




O orquidário e o roseiral estão bem maltratados na minha opinião, (talvez por ocasião do inverno), mas mesmo assim valem uma visita




A preservação da fauna também merece atenção especial da administração do Parque


O lago de vitórias régias é uma das atrações do Jardim Botânico

A natureza é exuberante em todos os cantos, os cenários sempre magníficos



Caso se interesse por mais informações, ou queira fazer um tour virtual pelo parque, acesse http://www.jbrj.gov.br, site oficial do JB, e de onde eu tirei as informações.

17 comentários:

  1. Olá Renata. Que lugar lindo! Suas fotos ficaram ótimas!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata querida,
    Vale a pena se possível ir diariamente ao Jardim Botânico, pois é benéfico ao espiruto, ao corpo e à mente, lindo post.
    Beijo, bom domingo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Ola vim passar no seu maravilhoso blog , fazer a minha visita diária para saber novidades, e convidar voce a ler o meu novo poema que escrevi ainda agora http://assombrado-mc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ça vaut la peine de visiter les photos sont magnifiques
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  5. É um delicioso passeio.Vc chegou a ver a exposição de Fotografos da Natureza no Espaço Tom Jobim?
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos, Xará! Saudades do Rio! To precisando fazer um "tour" pela minha própria terra rsrs não só pq estou longe há tanto tempo, mas mesmo quando estou no Rio, minha casa, como diz o ditado, santo de casa não faz milagre! kkk Estou precisando "rever os meus conceitos"!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Re,

    Bem vinda de volta, darling! Com você voltam o bom gosto e o astral alegre e leve, rsrs.
    Olha, só, por coincidência, Lili, me enviou recentemente umas fotos do JB, que ela voltou a visitar, rsrs. Este lugar e o próprio RJ são mesmo lindos!

    Beijo, bom dia e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Rê,
    Sendo do Rio, sou suspeita pra falar dele, mas fico feliz quando vejo as pessoas comentarem da sua alegria de estar lá e contemplar essas belezas.
    Da última vez que estive no JB fui com o filho e ainda tomei o café da manhã no Café Botânica. Um deleite ter esse panorama de fundo, enquanto degustava.
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rê!!!
    Que belas fotos!
    Também amo esse lugar...saudades de voltar lá...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  10. Renataaaaaaaaa não acredito que vc esteve no Rio e eu estou ainda em BSB!!!!!
    Vou chorar me desculpe mas eu vou chorar.....me diga que vc ainda vai estar ai quando eu chegar na terça feira próxima?????
    Se for sim me avisa que vou te encontrar.
    Bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  11. Renata
    Que fotos mais lindas...verdadeiros cartões postais....de dar inveja em muito País de 1° mundo. Este Rio é lindo, aliás este Brasil é maravilhoso!!!! Beijinhos da Gina

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata!
    Antes de tudo obrigada pelo convite e fique certa que quando for aí nos encontraremos.rsss
    O jardim botânico é um paseio imperdível mesmo. A natureza se apropriou daquele espaço e se fez magnífica mesmo com o olhar descuidado do homem.
    Suas fotos ficaram maravilhosas!
    beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  13. Belíssimas fotos, Renata! Apesar de que o lugar ajuda, né?!! rsrs..
    É um passeio imperdível a todos os moradores e visitantes dessa cidade maravilhosa!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  14. Já visitei o Jardim Botânico quando morava no Rio e é um passeio que recomendo a quem quer visitar a cidade. Um outro olhar, além das praias! Mas não sabia tanto da história do jardim. Seu post foi uma verdadeira aula e também grande mostra de fotografias muito bem tiradas. Ah, foi dia do fotógrafo ontem, então também merece ser parabenizada pelo dia!! Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Que lindo adorei as fotos,boa semana beijos

    ResponderExcluir
  16. Renata, as fotos ficaram espetaculares! As fotos das orquideas e rosas estão lindas - mesmo estando... maltratadas(?) Sua foto no post anterior, com sua filha, também está demais. As duas são lindas! Voltei de férias há poucos dias e consegui fazer uma postagem de Florianópolis. Passei por aqui para avisar que tem um sorteio de lembrancinha. Não sei se você participa, mas, ficarei feliz se tiver interesse! Um grande beijo, Paula

    ResponderExcluir
  17. Renata, as fotos são maravilhosas. Um local para se ir com certeza e se inspirar. Bjs!

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!