sábado, 6 de outubro de 2012

Enroladinhos de salsicha, para comemorar as conquistas

Meu filho tirou sua carteira de motorista na semana passada. 
Poder dirigir livremente por aí é um sonho de todo adolescente, e embora confesse que tenha ficado, e ainda ficarei (eu sei), muito preocupada com esse fato, achei que a ocasião merecia uma comemoração, pois as conquistas devem sempre ser comemoradas, claro!
Então eu propus a ele que saíssemos para comer fora, mas ele me disse que o que ele queria mesmo naquele dia era sentar-se para um lanche com as comidas que ele gosta. 
Ou seja, o que ele queria mesmo era se esbaldar comendo enroladinho de salsicha e bolo de cenoura.
Pedido feito, pedido atendido!
Foi a ocasião perfeita para experimentar a receita de enroladinhos que  estava lá na  Mel, que por sua vez copiou do Pecado da Gula.
Massinha muito gostosa, macia e fácil de trabalhar, com certeza vai ter repeteco!

Enroladinhos de Salsicha
Ingredientes:
500g de farinha de trigo (3½ xícaras)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão 
1 colher (sobremesa) de açúcar 
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 ovo grande
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (2 colheres de sopa)
1 xícara de leite morno (usei ¼ a mais, vai depender da sua farinha)
500g de salsichas (10 unidades)
ovo batido e peneirado para pincelar
orégano para polvilhar (ou queijo parmesão ralado ou gergelim preto ou branco) 

Modo de fazer:  
"Divida a farinha em duas vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar ao seu lado, o ovo batido num outro canto. Despeje o leite morno sobre o fermento. Misture com cuidado no início com espátula ou colher de pau. Quando tudo for incorporado mexa vigorosamente até formar uma massa elástica que levanta bolhas. Se estiver muito pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada. Despeje na mesa e comece a sovar até ficar lisa e homogênea (cerca de 10 a 15 minutos). Não junte mais farinha de trigo, vá sovando que ela vai secando, sempre raspando e limpando a mão. Modele numa bola e retorne para a vasilha. Cubra com filme plástico e deixe num local protegido por cerca de 30 a 40 minutos até dobrar de volume. Dê pequenos soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. 
Tire a massa da vasilha e divida em 12 porções. Modele em bolinhas e deixe tudo coberto com pano de prato molhado e bem torcido. Quando terminar de modelar a última bolinha, volte para a primeira e estique num cordão de 15 cm. Repita com os demais, sempre deixando tudo coberto com o pano úmido.
Quando terminar o último, volte para o primeiro e estique mais um pouco até atingir cerca de 30~35cm. Enrole 4 ou 5 vezes na salsicha e vá dispondo na assadeira untada e enfarinhada. Deixe os prontos cobertos com o pano úmido ou filme plástico para não ressecarem. Procure deixar uma pequena pontinha da salsicha para fora dos dois lados. Depois que terminar de enrolar a última salsicha, coloque o forno para aquecer a 180˚C por cerca de 10~15 minutos, vai ser o tempo dos últimos crescerem. Pincele levemente com ovo batido e polvilhe orégano, ou gergelim. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados."

20 comentários:

  1. Parabéns pro filhão pela carteira e pra vc pelo delicioso enroladinho, mas sobretudo pela dedicação como mãe. Afinal, as conquistas dos filhos são grandes conquistas para os pais tb!

    ResponderExcluir
  2. Felicidades a tu hijo por su carnet de conducir.
    Unos enrolladitos deliciosos que seguro que fueron de su agrado.
    Besos.

    ResponderExcluir
  3. Ai o aspecto é verdadeiramente pecaminoso!!! Eu servia-me já de 1 :)
    um beijo querida

    ResponderExcluir
  4. Quem pode resistir a uns enroladinhos tão bons, devem ter ficado uma delícia, têm um aspectos bem fofinho., bjs.

    ResponderExcluir
  5. hummm esse enroladinho esta maravilhoso ..parabens amei ..e esse gergelim deu o cgarme total ..querida parabens e o formato ..maravilhoso bjokas bom sabado

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo sucesso do teu Filho.
    Fartei-me de rir ao imaginar-te a quereres esbaldar-te (baldar-te como dizemos por aqui) do trabalho e ires comemorar ao restaurante. Estou a ver que em tua casa também te dizem que ficam sempre a perder quando comem no restaurante! Mas esse é o maior elogio à Chef Cozinheira.
    Os Enroladinhos de Salsicha ficaram bem apetitosos! Vou experimentar essa massa que parece bem macia. Obrigada. Bjs. Bombom

    ResponderExcluir
  7. Renata, muitos parabéns ao filhote, para os adolescentes é uma grande conquista conseguir a carta de conução.
    Mas compreendo bem a sua preocupação, estou quase nessa fase também ! ;-)

    Os enroladinhos ficaram com um aspecto tão tentador... lindos e deliciosos, é óbvio que o filhote não os iria dispensar ! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata,
    Parabéns ao novo condutor, é uma grande conquista.
    A seleção foi de receitas práticas e muito saborosas, fazendo a alegria de qualquer um que vá saborear este delicioso salgado.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  9. Renata, parabéns ao seu filhão pela conquista, sabe que tenho carteira há 14 anos e não dirijo (síndrome do pânico)vou tentar novamente daqui até o final do ano...vamos aguardar!rs,
    Esses enroladinhos são lindinhos, ficam elegantes, meu filho tbm gosta muito, preciso testar essa receita!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Renata!
    Sabe o que mais curto em você? Essa disposição para encantar os seus amores com as delícias que eles gostam! É de uma delicadeza que admiro muito! Parabéns!
    Esses enroladinhos estão tentadores!
    Bjssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  11. Hum... que este enroladinho me deu água na boca, este é de longe o meu salgado preferido.
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Isso prova que comidinha de mãe não tem igual hein Renata rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela comemoração...são estes momentos que ficam paea sempre na memória da gente! preocupação, esta acompanha sempre a gente, não tem jeito...mas os Anjos cuidam e protegem...beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ao filho :)
    Esses enroladinhos ficaram uma maravilha!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao filhão Rê, sei que vc com certeza terá uma preocupação a mais em seu coraçãozinho de mãe, mas se levarmos em conta a alegria que deve estar seu filhote, vale realmente a pena. Adorei seus enroladinhos, o que não fazemos para nossos rebentos? Ótima receita . Beijinhos, um excelente finalzinho de domingo miga e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Oi, sua postagem foi divulgada no Portal Teia.
    Seria um prazer ter meu banner aparecendo aqui, além de facilitar quando você quiser mandas novas postagens para serem divulgadas.Se desejar é só copiar o código que está na página "Copiar banner Teia"
    Até mais

    ResponderExcluir
  17. parabens ao filhão minha amiga..entendo sua preocupação de mãe!!!mãe é tudo igual!!!mesmo..só muda de endereço!!!fica em paz.!!ele terá cuidado..com certeza!!!e..seu enroladinho ficou super lindo..bjo grande amiga.....

    ResponderExcluir
  18. Renata.
    Parabéns para o filhão. Sem dúvida alguma uma boa comemoração. A julgar pela escolha, tenho certeza que ele é um jovem bem ajuizado e vai saber conduzir com responsabilidade essa sua nova conquista.Eu sei mesmo assim mãe é mãe e ficará sempre atenta com o coração na mão. Estes enroladinhos estão demais de gostosos. Beijinhos da Gina

    ResponderExcluir
  19. Menina... parabéns ao filhão..
    E que mimo delicioso ele ganhou em?
    Esse dengo da mãe é tudo de gostoso..
    Os enroladinhos ficaram tão bonitos..
    E imagino eu que o sabor está por demais maravilhoso..
    Adorei a receita..
    Um beijo enorme no seu coração viu?
    Sheila

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!