sábado, 18 de fevereiro de 2012

Empadinhas...para começar o Carnaval

Não me lembro de ter feito empadinhas muitas vezes na vida...Engraçado adoro comê-las, mas na verdade não gosto muito de prepará-las...acho difícil, as minhas ficam sempre feias, tortas e sem o menor capricho...acho que no meio da "coisa" eu me canso, perco a paciência e vai tudo por "água abaixo" 
Mas ontem eu cismei que queria comer empadinhas feitas por mim...na verdade me deu foi uma vontade louca de comer empadinha com cerveja, sabe? Vai ver que com o carnaval se aproximando fui tomada por essa alucinação...hehehe...acontece nas melhores famílias, não é? Pois é...então fui ao meus arquivos com zilhões de receitas a testar, e achei uma massa de empadinhas bem boa, que está aqui pra quem quiser se aventurar...
O recheio você faz do que quiser, pois em matéria de empadas o céu é o limite...qualquer recheio fica bom!
Essas minhas foram recheadas de carne seca e requeijão...
E ficaram deliciosas, claro! 

Até que para quem só fez empadinhas umas duas vezes na vida elas nem
ficaram assim tão feias não!


Massa de empadinha:
3 gemas
50 ml de água 600 g de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
300 g de margarina
gema ligeiramente batida para pincelar


Numa tigela, peneire as gemas e depois misture água. Reserve.
Numa travessa, coloque farinha de trigo, sal e margarina e misture bem. Adicione as gemas com água (reservadas acima) e misture tudo até ficar uma massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Pegue uma pequena porção da massa e forre cada forminha de empada (DICA: Faça uma camada fina de massa) e preencha com o recheio de sua preferência. Pegue outra porção de massa, abra na mão (ou numa superfície lisa) e cubra tampando a empadinha e pincele a tampa com gema batida.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Biscoitinhos de Limão e Cream Cheese e uma Singela Homenagem

Estes biscoitinhos são uma delícia, assim como é sempre uma delícia tudo o que essa minha tão prendada amiga que aniversaria hoje faz na sua cozinha.
Ela é a mestra dos mais lindos bolos de festa que eu já tive oportunidade de ver...e tenho certeza que são muito gostosos também, embora nunca tenha tido a oportunidade de provar...
Estou falando da nossa tão querida, sempre carinhosa, tão atenciosa, Marly, do Saboreando a Vida!
"Darling", (um apelido mútuo que nos demos),
Eu te desejo no seu aniversário imensas alegrias junto à sua família adorada, muita saúde, paz infinita...que tudo de muito bom sempre te aconteça, 
Saibas que é muito querida!
Os biscoitinhos foi ela quem ensinou, e eu tentei reproduzir, claro que sem a categoria que lhe é peculiar, mas ficaram muito gostosos, e eu agradeço, a receita é ótima!

Biscoitos de limão e Cream Cheese

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga sem sal macia
85g cream cheese (queijo cremoso) em temperatura ambiente
1 ovo grande
2 colheres (chá) de raspas de limão (usei Tahiti)
2 colheres (sopa) do suco (fresco) do limão
1 colher (chá) de fermento em pó
¾ colher (chá) de sal grosso
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preparo
Ponha a manteiga e o queijo na tigela da batedeira e bata em velocidade média até que vire um creme homogêneo. Junte o açúcar o ovo, as raspas e o suco do limão e bata até misturar. À parte, peneire a farinha, o fermento e o sal. Junte-os ao creme de manteiga e dê uma misturada com uma colher. Em seguida, ligue a batedeira em velocidade baixa, para misturar tudo. Ligue o forno à 180º C. Coloque uma pequena quantidade da massa num saco de confeitar com bico serra grande e, segurando a ponta muito perto da superfície, faça SS grandes, numa assadeira forrada com papel manteiga (ou unte e enfarinhe a assadeira previamente). Leve a assadeira ao forno e deixe os biscoitos cozerem por cerca de 10 minutos (até que dourem no fundo). Depois disso, tire-os da assadeira e ponha-os para esfriar sobre uma gradinha. Role os biscoitos em açúcar de confeiteiro e ponha-os potes herméticos bem tampados, à temperatura ambiente, até 3 dias. (confesso que não foi preciso, os meus acabaram na hora!)

Banana em conserva...será que é uma boa ideia?

Andaram comprando bananas em excesso aqui em casa...tem banana pra todo lado...
Infelizmente esta semana está bem corrida, e não posso pensar em bolos, bolinhos, muffins, tortas, nem nada disso, por que além da falta de tempo, estou tentando a duras penas ver se consigo parar de comer tanta bobagem comer um pouco menos...
Aí, na busca constante de ideias, sim, porque além da minha boca, a minha cabeça também não para - achei essa conserva de bananas na net -, mas, cá pra nós? conserva de banana até pra quem tem imaginação de sobra é demais, não é?

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Applesauce...com vocês o tão famoso e curioso purê de maçãs

Como muita gente ficou curiosa a respeito do Applesauce que eu publiquei no post acima, apresento-lhes o tão gostosinho purê de maçãs numa de suas mil e uma utilidades: servido com iogurte e polvilhado com canela.

Como eu disse você pode usar este "molho" para mil finalidades...do jeito que você quiser:
Com sorvete, iogurte, como acompanhamento para carne de porco, recheio de bolo...ou comer assim, puro, na colher...eu adoro!
Caso você não tenha em casa os ingredientes para fazer o Applesauce conforme a receita que postei aí em cima, você pode fazer esse aqui, bem mais simples, mas não menos gostoso:

- 4 maçãs (Fuji e Gala são as melhores)
- Canela a gosto
- 1/4 xícara de açúcar mascavo ou demerara 

É só picar as maçãs, e colocar no microondas, junto com os demais ingredientes, durante + ou - 10 minutos na potência média alta. Estando cozido, é só passar pelo processador, e pronto! 
Essa receita rende 2 xícaras

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Applesauce Bread...Ou um bolo de maçã muito gostoso!

O nome é "Bread", de Pão, mas este é um bolinho feito com purê de maçãs, muito gostosinho...
O "Applesauce, um purê de maçãs delicioso, você prepara em casa, e se sobrar, pode usar como acompanhamento para carnes, ou para comer com torradas, sorvetes, biscoitos...ou mesmo puro, eu adoro!

Ingredientes do Applesauce:
3 maçãs Gala, descascadas, e picadas
3 maçãs Fuji, descascadas, e picadas
1 xícara de suco de maçã 
2 colheres de sopa de conhaque ou rum
2 colheres de manteiga
3 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de canela em pó

Instruções
Em um recipiente próprio para microondas com tampa, misture as maçãs com todos os outros ingredientes. 
(Caso você não goste de usar microondas, pode fazer no fogão, no problem!)
Feche a tampa, deixando um canto da tampa aberta para permitir que o vapor de escapar. coloque no microondas durante 10 minutos aproximadamente em potência média alta, mas verifique sempre, pois o tempo é variável.
Usando um mixer ou processador, misture bem até a consistência desejada. 


Ingredientes do Bolo:
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras de açúcar (eu usei açúcar demerara, aquele açúcar amarelo)
1 xícara de óleo vegetal
2 xícaras purê de maçã (applesauce)
1 xícara de passas (opcional)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de iogurte ou buttermilk


Instruções
Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
Unte e enfarinhe uma forma de bolo. (uso a minha de bolo inglês)
Bata os ovos, açúcar e óleo. 
Misture o purê de maçã, e em seguida, o iogurte ou buttermilk.
Acrescente a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela.
Misture as passas se você gostar
Despeje a massa na forma preparadas.
Asse até que fazendo o teste do palito, este saia limpo
Desenforme depois de 10 minutos e deixe esfriar sobre uma gradinha.
Bom dia!
E não se esqueçam do sorteio Tirolez, você ainda tem até o dia 27 para deixar nome e concorrer!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de Fevereiro...Dia de São Valentim

Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este
mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. 
Uma das histórias retrata São Valentim como um simples mártir que, em
meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. 
Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Isto porque, na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo. Numa tentativa de fazer uma transição entre paganismo e cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados dos jogos da Lupercalia por nomes de santos e mártires. Assim, conciliavam as festividades com a religião que professavam, aumentando a aceitabilidade por parte dos Romanos. São Valentim não foi exceção e, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos namorados.
Sendo lenda ou não, o importante é comemorar, comemorar o amor entre homem e mulher, entre pais e filhos, entre amigos e para amigos...e é então neste clima, que mesmo sem ser pra nós no Brasil, mas sendo comemorado em tantos outros países, 
Happy Valentine´s Day!
Feliz San Valentin!
Joyeux St Valentin!
Felice San Valentino!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Salada de Manga com Kani...na terra do calor sem fim

Tá fazendo calor aí? (essa pergunta só vale para quem está em solo brasileiro...tenho tido notícias que a Europa está congelando!!!!) 
Pois aqui faz calor de dia e de noite, das seis da manhã. às seis da manhã do outro dia...um verdadeiro sufoco...tudo que se quer é entrar dentro da piscina, e não sair nunca mais...
Mas, como a gente tem que trabalhar pra bancar os luxos dos filhos, e os nossos próprios, o jeito é fingir que estamos bem fresquinhos, ligando o ar condicionado no máximo, e encarar a vida, não é? Então...
Saladinha é uma solução nesse tempo...engana a fome, e às vezes até refresca...
Olha essa aqui por exemplo, coisa mais fácil do mundo...dá trabalho nenhum!

Salada de Manga, Kani e Hortelã 

Duas mangas picadas em fatiadas bem finas
Um pacote de kani kama fatiado da mesma forma
Hortelã picada 
Azeite, suco de limão, sal e pimenta do reino moída na hora para temperar

Gostou? Então, vai, aproveita que as mangas estão por toda parte, lindas, grandonas, perfumadas....e que você também está sofrendo com o calorão, e faz essa salada, você vai adorar!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quer trocar o seu I Phone?

 Quer trocar o seu I Phone por uma versão mais moderna?
Que tal esse aqui? Todo feito em chocolate...Difícil de resistir!