sábado, 6 de outubro de 2012

Enroladinhos de salsicha, para comemorar as conquistas

Meu filho tirou sua carteira de motorista na semana passada. 
Poder dirigir livremente por aí é um sonho de todo adolescente, e embora confesse que tenha ficado, e ainda ficarei (eu sei), muito preocupada com esse fato, achei que a ocasião merecia uma comemoração, pois as conquistas devem sempre ser comemoradas, claro!
Então eu propus a ele que saíssemos para comer fora, mas ele me disse que o que ele queria mesmo naquele dia era sentar-se para um lanche com as comidas que ele gosta. 
Ou seja, o que ele queria mesmo era se esbaldar comendo enroladinho de salsicha e bolo de cenoura.
Pedido feito, pedido atendido!
Foi a ocasião perfeita para experimentar a receita de enroladinhos que  estava lá na  Mel, que por sua vez copiou do Pecado da Gula.
Massinha muito gostosa, macia e fácil de trabalhar, com certeza vai ter repeteco!

Enroladinhos de Salsicha
Ingredientes:
500g de farinha de trigo (3½ xícaras)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão 
1 colher (sobremesa) de açúcar 
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 ovo grande
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (2 colheres de sopa)
1 xícara de leite morno (usei ¼ a mais, vai depender da sua farinha)
500g de salsichas (10 unidades)
ovo batido e peneirado para pincelar
orégano para polvilhar (ou queijo parmesão ralado ou gergelim preto ou branco) 

Modo de fazer:  
"Divida a farinha em duas vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar ao seu lado, o ovo batido num outro canto. Despeje o leite morno sobre o fermento. Misture com cuidado no início com espátula ou colher de pau. Quando tudo for incorporado mexa vigorosamente até formar uma massa elástica que levanta bolhas. Se estiver muito pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada. Despeje na mesa e comece a sovar até ficar lisa e homogênea (cerca de 10 a 15 minutos). Não junte mais farinha de trigo, vá sovando que ela vai secando, sempre raspando e limpando a mão. Modele numa bola e retorne para a vasilha. Cubra com filme plástico e deixe num local protegido por cerca de 30 a 40 minutos até dobrar de volume. Dê pequenos soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. 
Tire a massa da vasilha e divida em 12 porções. Modele em bolinhas e deixe tudo coberto com pano de prato molhado e bem torcido. Quando terminar de modelar a última bolinha, volte para a primeira e estique num cordão de 15 cm. Repita com os demais, sempre deixando tudo coberto com o pano úmido.
Quando terminar o último, volte para o primeiro e estique mais um pouco até atingir cerca de 30~35cm. Enrole 4 ou 5 vezes na salsicha e vá dispondo na assadeira untada e enfarinhada. Deixe os prontos cobertos com o pano úmido ou filme plástico para não ressecarem. Procure deixar uma pequena pontinha da salsicha para fora dos dois lados. Depois que terminar de enrolar a última salsicha, coloque o forno para aquecer a 180˚C por cerca de 10~15 minutos, vai ser o tempo dos últimos crescerem. Pincele levemente com ovo batido e polvilhe orégano, ou gergelim. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados."

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Parece...mas não é!

Meus amigos, eu sei que a gente já viu de tudo por aí, mas
Fala sério! Você já teve vontade de comer sabonete? Não?
Então me diz se você não teve vontade de comer esse sorvete aí de cima?
E esta linda caixa de bombons?
Ou estes deliciosos cinnamon rolls com uma xícara de chocolate quente?
Talvez você prefira uma xícara de chá, que tal?
Macarons para lavar as mãos? Que sonho!

A Aubrey Elizabeth faz essas maravilhas em forma de sabonetes e vende on line, caso você tenha interesse, acesse a loja virtual dela e veja outras muitas opções que ela tem, infelizmente fica nos Estados Unidos, mas nada impede que eu, aqui do Brasil deixe meus aplausos para o talento dela, não é?

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Arroz 7 Cereais com Castanha e Passas

Na tentativa de ir mesclando o que faz mal com o que faz bem a gente tem que soltar a imaginação e tentar, pelo menos de vez em quando comer de forma mais saudável.
Eu adoro arroz, seja o arroz branquinho recém preparado na nossa mesa de todo dia, seja na forma de um belo risoto, ou ainda o arroz que a gente mistura com outros "restinhos" e vira uma maravilhosa refeição, ele é sempre muito bem vindo!
O arroz tipo 7 Cerais é uma alternativa bem gostosa e também muito saudável para sair da rotina.
Esta não chega a ser bem uma receita, é mais uma ideia - que eu vi há algum tempo num dos blogues amigos, mas infelizmente não me lembro qual; e peço que caso ela tenha vindo do seu blogue, por favor me avise - 
Eu sugiro que você também experimente, é delicioso!
Preparei o arroz conforme as instruções da embalagem - nada mais que cozinhá-lo em água e sal -
Dourei uma cebola bem picadinha em azeite e manteiga, juntei as castanhas e esperei que elas dessem uma ligeira torrada. 
Acrescentei então o arroz já cozido, e por último as passas que tinha deixado de molho em água quente por alguns minutos.
Temperinhos que eu gosto, como páprica picante, mais sal e um fiozinho de azeite só para complementar.
Poderia ter acrescentado salsinha para um ligeiro colorido, mas não tinha em casa, uma pena!
Misturei bem, e advinha? Comi feliz da minha vida!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um toque de fofura na comida não faz mal à ninguém!

Esse tal de Facebook é mesmo um universo...
Tem tudo que a gente imagina, e mais um pouco que a gente nem imagina,
Olha que fofuras que você pode fazer com as suas cenouras para dar um toque especial nos seus pratos!
Deculpa gente, mas eu não resisto à vir compartilhar com vocês!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cofee Cake de Pera e Nozes

Um dos meus maiores prazeres? 
Fazer bolos! Sem dúvida, é o que eu mais adoro fazer na minha cozinha!
Nada de bolos complicados, com muitos recheios, cheios de glacê, e decorações mirabolantes...
Não, esses eu não sei fazer, e na verdade não gosto muito, eu prefiro os bolinhos mais simples, mas nem por isso cheios de sabor, uma fatia que vai bem com uma boa xícara de café preto, ou o meu chá de erva cidreira antes de dormir.
E você? Também gosta de fazer bolo?
Cofee Cake de Pera e Nozes

Ingredientes:

Cobertura
• 1 xícara de nozes picadas
• 1/3 xícara de açúcar mascavo
• 1 colher de chá de canela em pó
• 1/3 xícara de farinha de trigo
• manteiga 1/4 xícara fria, em cubos

Massa:
• 2 peras médias, maduras, descascadas e cortadas (cerca de 2 xícaras)
• 2 colheres de chá de suco de limão
• 1/2 xícara de manteiga, amolecida
• 1 xícara de açúcar
• 2 ovos
• 1 colher de chá de essência de baunilha
• 1 3/4 xícaras de farinha de trigo
• 3/4 colher de chá de fermento em pó 
• 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 
• 1/4 colher de chá de sal 
• 1 xícara de iogurte
• 1/2 xícara de nozes picadas

Instruções
• Em uma tigela pequena, misture as nozes, açúcar mascavo e canela e reserve. 
Coloque a farinha em uma tigela pequena, misture com a manteiga gelada cortando com a faca até que a mistura se assemelhe a migalhas grosseiras. Separe 3/4 de xícara desta mistura e reserve para a cobertura. 
O restante você vai usar para o bolo
• Em uma tigela pequena, misture o suco de limão com as peras e reserve. Em outra tigela bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.Acrescente a baunilha. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal; peneire todos juntos, e gradualmente adicione à mistura de manteiga e açúcar alternadamente com  o iogurte, batendo bem após cada adição.
• Espalhe dois terços da massa na assadeira preparada(untada e enfarinhada)
Cubra com a mistura de nozes reservada, coloque as peras e cubra com a massa restante. Polvilhe então com a mistura de nozes reservada.
• Asse em forno a 180 ° por 50-55 minutos ou até que inserindo um palito perto do centro este saia limpo. 
Deixe esfriar sobre uma grade por 10 minutos. Cuidadosamente passe uma faca em torno da borda da forma para soltar o bolo, e deixe esfriar durante 1 hora, antes de cortar.
Rendimento: 12 porções. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quando ter um blog é a melhor coisa do mundo!

Semana passada recebi um e mail carinhoso de uma leitora querida que dizia assim:

"Boa tarde Renata,
Não passo nem um dia sem entrar no seu blog. Adoro seus muffins. Como prometido segue fotos de algumas receitas suas que ja fiz e com muito sucesso aqui em casa, obrigada por compartilhar! 
Já fiz : o pao rustico, a rosa listada e o muffin de geleia de laranja (para o nascimento de um filho da minha amiga). São os que lembro agora..."
Depois ela me mandou as seguintes palavras:
"Se você acha q minhas fotos estão boas para você postar, ficarei muito feliz. Assim podemos inspirar mais pessoas a irem para cozinha preparar essas delicias para família e amigos! 
Esqueci de lhe dizer no email de ontem que o Pão rustico fiz com apenas 80g de passas pretas e o restante com damasco picadinho. É que não tinha passas brancas e apenas um finalzinho de passas pretas (minha filhinha de 4 anos, Bianca, adora comer passas no café da manhã). Então como tinha damasco completei com ele. Ficou delicioso, o damasco ficou super macio na massa com uma textura de geleia. O muffin, eu o transformei em cupcake e decorei com buttercream meregue suiço e colori de azul. A rosca segui a receita a risca."
E então eu te pergunto:
Ter um blog não é a melhor coisa desse mundo?
Se você, que também gosta daqui, e já fez alguma das nossas receitas, siga o exemplo da Míriam, e vem mostrar pra nós, a gente adora!
Na oportunidade, agradeço à Miriam por todo o carinho, e a todos vocês, que só contribuem para minha alegria e desejo de continuar sendo cada vez melhor!

domingo, 30 de setembro de 2012

Cupcakes... ajudando na decoração

A foto foi compartilhada no Facebook, e não resisti...tive que vir mostrar pra vocês...
Não sou muito de coberturas, mas como a moda pede, e todo cupcake que se preze tem que estar bem decorados, aí está!
Se você, assim como eu também não tem a menor familiaridade com os "bicos" de confeitar, essa foto nos dá uma grande ajuda não é?