quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sopa de abóbora com capim limão e gengibre


Enquanto preparava essa deliciosa sopa de sabor rico e exótico fiquei pensando naquela fábula de Esopo, a Raposa e a Cegonha...você se lembra?
Não? Então vou te contar...
"A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.
-Sinto muito disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.
-Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar comigo.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro..."

Moral da história: Não faça ao outro o que não queres que façam a ti! 
Mas o caso aqui não é esse, a minha intensão aqui é compartilhar com vocês uma receita daquela mesma sopa de abóbora com gengibre que você já conhece, mas que com a adição do capim limão ficou com um sabor incrível!
E digo, se você como eu é fã de comida diferente, não deixe de experimentar!

Sopa de abóbora com capim limão e gengibre

Ingredientes:
1/2 abóbora japonesa
1 pedaço de 5 cm de gengibre
1 cebola média
3 dentes de alho
3 talos de capim-limão
1 1/2 litro de água
azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
1. Lave bem a metade da abóbora sob água corrente.
2. Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos - isso fará com que a casca saia facilmente.
3. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre - não é preciso descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.
4. Transfira abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. (Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar).
5. Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. 


Receita que veio daqui

6 comentários:

  1. Oi Renata, não conhecia a fábula, gostei, mas gostei mais ainda dessa combinção de sabores na forma de sopa, posso imaginar a delícia...adoro capim limão!
    Bj e uma ótima tarde p vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!
    Tempo sem deixar comentário, mas cadê o tempo? rsrsrsr adoro estas sopas de abóbora, além do visual também ser incrível...aproveitando, gostaria do teu endereço para te mandar um carinho! beijos manda para meu e-mail: claudiaroma.blogspot.com bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa, também sou fã de comida diferente. A única dificuldade é encontrar o capim limão, parece que sumiram! bjs

    ResponderExcluir
  4. Se aspecto conta tudo, esta sopa ficou deliciosa.
    Gosto de sabores diferentes também, vou tentar fazer.
    Tenha uma linda noite Renata
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro uma sopinha assim... sempre bom comidinhas diferentes!!! Eu também vivo inventando receitinhas com o capim limão, adoro!

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Renata,
    Encantou-me esta saborosa e reconfortante sopa, fiquei muito curiosa com a adição do capim limão, vou experimentar.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo aqui,fique a vontade para deixar seu comentário!